segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Esclarecimento aos leitores: Cobertura da Mostra

 por Edu Fernandes

Todo ano, a mesma coreografia de passos marcados se repete em minha carreira de crítico de cinema. O resultado final é eu ter de dar um jeito de cobrir a Mostra de Cinema de São Paulo sem conseguir credenciamento pela assessoria do evento. A única exceção foi no ano de 2010, quando eu estava designado a cobrir o festival pelo UOL.


Em 2011, fora do UOL, a rotina se repete. A Mostra alega que eu não fiz o meu pedido de credenciamento dentro do prazo, mas encaminhei o meu comprovante de pedido.

Depois de começada a Mostra, sem receber retorno positivo ou negativo, entrei em contato com a assessoria repetidas vezes até conseguir a resposta que meus leitores merecem conhecer.

Segue a explicação dada pela assessoria da Mostra:

“Recebemos cerca de 600 solicitações de credenciais e a organização da Mostra faz sim uma seleção pois temos um número limitado para atender a imprensa e precisamos de valoração do clipping para apresentar aos patrocinadores ao final do trabalho”.

Com essa mentalidade, veículos com larga tradição em crítica cinematográfica como revistas de fofocas encontradas em salão de beleza têm suas credenciais para ver filmes, apesar de só publicarem fotos de celebridades.

Não sou ingênuo e já me preparei para essa situação antes mesmo de ela se concretizar. Entrei em contato com assessoras de filmes e empresas do ramo para conseguir ver alguns filmes que estão na programação da Mostra.

Com essas oportunidades, mais os filmes assistidos durante o Festival do Rio e que ainda não escrevi textos, conseguirei oferecer aos meus leitores uma cobertura da Mostra. Longe do ideal, mas dentro do possível – dadas as condições que me são impostas. Já faço muito trabalho de graça, mas pagar para trabalhar está fora de cogitação.


Os comentários estão abertos para que pessoas ligadas a Mostra deem o seu lado da história.

ATUALIZAÇÃO: A Mostra já se mexeu para solucionar a situação. Conseguirei assistir a alguns filmes com a ajuda da assessoria do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário