quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Último Mestre do Ar



Sinopse: Katara e Sokka são habitantes da Aldeia da Água e libertam Aang do meio do gelo. O garoto é o Avatar, destinado a restaurar a paz no mundo. Para isso ele deve aprender a manipular os quatro elementos


Ficha Técnica
O Último Mestre do Ar (The Last Airbender)
Roteiro e Direção: M. Night Shyamalan
Elenco: Noah Ringer, Dev Patel, Nicola Peltz, Jackson Rathbone, Shaun Toub, Aasif Mandvi, Cliff Curtis
Duração: 103 minutos
País: EUA


Dividir para conquistar
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: trailer)

Não há como negar que M. Night Shyamalan é um dos cineastas mais irregulares da atualidade. Sempre assombrado pelo grande sucesso de O Sexto Sentido, entrega filmes bons (A Dama na Água) e fiascos (Fim dos Tempos). Quando ele assumiu a adaptação cinematográfica de O Último Mestre do Ar (The Last Airbender), achei que seria uma boa saída para ele, deixando parte do fardo sobre os ombros de outros.

O problema é que o sujeito não consegue delegar funções: além de dirigir, ele assina o roteiro e produz o filme – e faz questão que todos saibam disso. O resultado já pode ser visto pela triste bilheteria que o título teve nos Estados Unidos.

A saga de Aang é longa e se passa em um universo complexo. O Último Mestre do Ar sofre da mal que outros começos de franquia já penaram: a necessidade de apresentar todo um cenário fantástico. Quando se tem uma série animada – de onde surgiram os personagens –, a estrutura de episódios funciona para que sejam mostrados elementos do universo sem que se perca o entusiasmo pelos protagonistas. No filme, tudo acaba tendo de ser jogado rapidamente e o mascote de Aang parece apenas ser um figurante de luxo, por exemplo.

Uma boa transposição de série animada para longa-metragem é Pokémon, que criou uma história nova, com referência às temporadas televisivas sem influenciar na história central. Talvez um spin-off fosse melhor do que a adaptação, mas com apenas uma pessoa respondendo pelo roteiro, direção e produção, fica complicado de uma ideia infeliz ser barrada antes de ser impressa em celuloide.

Um aviso final: não assista ao filme em 3D! Com tantas opções desse tipo de projeção, é melhor guardar sua verba e investir em títulos que foram realmente pensados para serem apresentados dessa forma. O Último Mestre do Ar foi porcamente convertido para estereoscopia na pós-produção e o efeito é praticamente impercepitível.


33 comentários:

  1. Na última hora desisti de ir na cabine desse filme. Uma pq eu tava meio resfriada, e muito cansada. Outra pq imagine que o filme seja uma droga. E esse negócio de converter em 3D um filme que é feito em 2D, está sendo péssimo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Silvia. Eles ficam tentando salvar umas bombas do naipe do Fúria de Titãs com essa enganação de 3D furreca!

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Filme Avatar: the last air bender, é um clássico inimaginável, digo isso com base no desenho que em suas três séries de fato apresenta um espetáculo cultural e artístico.

    ResponderExcluir
  4. O filme não é ruim, e não foi um fracasso nas bilheterias, reflexo de seus suados 225 milhões faturados ATÉ O MOMENTO.

    Apesar de efeitos especiais perfeitos e atuações medianas, o único deslize do diretor M. Night é nas sequências de ação que não se sustentam tempo suficiente e terminam antes do clímax criado.

    No geral, o filme merece um 6, pois fazer a transposição de um desenho tão rico como Avatar: A Lenda de Aang, não é nada fácil.

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo, a queda de bilheteria nos EUA do primeiro para o segundo fim de semana de exibição de O Último Mestre do Ar foi muito acentuada. Com base nisso é que afirmamos que ele não foi muito bem nas bilheterias.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do filme!!
    è complicado adaptar desenhos
    (Vimos isso por Dragonball evolution), porém realmente achei que eles conseguiram fazer um ótimo filme, sem ser cansativo, com ações nas horas certas e principalmente com muita criatividade com um orçamento de apenas 150 milhões - mediano para um filme que exigiu tantos efeitos especiais. Porém penso que se houver um lucro aceitável nas bilheterias o segundo filme será melhor!!

    ResponderExcluir
  7. Uma pena, pois pelo trailer o filme parece ser legal.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o filme foi meio que corrido, saca? Parece que tiveram que fazer tudo muito rápido para todos entenderem e gostarem.
    Mereceu a queda de bilheteria.

    Há títulos melhores por aew...

    ResponderExcluir
  9. A queda na bilheteria é natural após a primeira semana, assim como para a maioria dos filmes.

    Difícil é fazer o que Avatar e Titanic fizeram, que é abrir com uma bilheteria e praticamente não ter quedas...

    No entanto, é capaz de O Último mestre do Ar não possuir uma nova continuação pois o valor arrecadado somente nos EUA foi inferior ao valor gasto no filme...

    ResponderExcluir
  10. eu gostei, muito boa a adaptação, se for comparar com as qe andam surgindo, vale a pena.

    ResponderExcluir
  11. Da para notar o naipe do filme logo na primeira cena onde descobrem o ang no gelo, e na cena seguinte os dois irmãos vão para a vila e dão de cara com o Ang la...assim do nada.

    ResponderExcluir
  12. Cara desculpa por falar assim, mas o filme foi uma porcaria. 20 dobradores de terra fazendo uma coreografia ao estilo power ranger e levantam uma pedrinha ridicula. Os personagens morenos no desenho são brancos no filmes e os brancos no desenho são INDIANOS!!! (não tenho nada contra indianos mas botei em caixa alta pq meus deus do ceu e uma coisa totalmente nada a ver). O zuko nem parece que luto contra o pai porque ele tem uma markinha escrota na cara. Sei que é uma adaptação e tudo mas num da pra ingolir uma coisa dessa. Pra fazer um filme e falar que com o orçamento disponivel ele até fico bom era melhor não ter feito, deixado pra depois como o Cameron.

    ResponderExcluir
  13. Ual! Fera esse post!

    Igual só neste agregador.

    http://migre.me/17gAN

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei do filme com 3D, ou não. E já tô na espera do proximo! (yn)

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o Cesar parece que foi corrido, a historia nao foi muito bem contada, as lutas ficaram horriveis, muito fracas, ae teve algumas mudanças em relação ao desenho, qdo ele entra em estado avatar na tribo da agua do norte ele apenas ergue uma onde gigantesca e depois ele a desfaz e nisso os navios fogem, resumindo eu não gostei do filme nao

    ResponderExcluir
  16. Cesar, me diz um titulo melhor por ae entao, pq sinceramente, depois de Homem de Ferro 2, só me decepcionei com os filmes.

    E como ja falaram, transformar desenho em filme eh dificil, muito mais dificil que uma HQ. Concordo que ficou corrido e tals, e teve varios erros, que se realmente tiver o 2, podem ser concertados. Agora "melhores" que esse acho dificil, no max, no mesmo nivel.

    ResponderExcluir
  17. Pra quem acompanhou a história do Desenho até o final, e não somente como foi passado na tv aberta, sabe que esse é o Verdadeiro "avatar" a história é ótima, mto bom desenho sim, agora o filme estou morrendo de vontade de assistir se tem a mesma qualidade do desenho.

    ResponderExcluir
  18. Foi corrido... mas não foi ruim.
    O povo reclama de barriga cheia. Imagina se fosse uma adaptação igual a Dragon ball revolution?

    ResponderExcluir
  19. Parei de ler no "filmes bons (A Dama na Água)".
    Eu ñ consegui ver esse filme até o final de tão RUIM q é! E tu ainda fala q é bom...Pelo amor de deus cara se vc quer ser um crítico de verdade começa a prestar mais "atenção" nos filmes...
    Ñ tenho como comentar sobre Avatar pq ainda ñ vi, a unica coisa q posso dizer é q sou fã do desenho e ñ espero mta coisa do filme, somente o básico.
    Seria impossivel esse cara [que no curriculo só tem O sexto sentido como filme bom] fazer alguma coisa de util...

    ResponderExcluir
  20. Putz agora q eu vi tbm q tu falou q Fúria de Titãs é uma "bomba"! Porra tu ñ entende nada mesmo de filme hein? Tu gostou mais de Percy Jackson né?! hahahaha

    ResponderExcluir
  21. o filme será visto com outros olhos por fãs da série.

    Ontem, enquanto saia do cinema, escutei grupos falando mau e outros grupos entusiasmados, aguardando ansiosamente os próximos livros, estes com certeza fãs do desenho.

    Eu sou um desses fãs, e como bem dito na matéria acima, os efeitos 3D são praticamente imperceptíveis, salvo em alguns momentos como no início e um pouco no fim, com aang.

    Bom, o negócio é aguardar os outros livros.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Caro Anônimo,
    Acho que tenho o direito de gostar dos filmes. NA MINHA OPINIÂO, A Dama na Água é um filme legal e sensível.
    A diferença é que, por obrigações profissionais e boa educação, eu tenho de colocar meu nome nos textos e tratar as outras pessoas com respeito.

    ResponderExcluir
  23. Cara esse filme é muito loko, é claro q commo qualquer outro filme baseado em HQ, tme ou pouco de diferença, mais esse filme e daora, foi muito bem escolhidos os atores, Otimo filme, Paguei pra asistir e pagarei pra assistir de novo, Recomendo

    ResponderExcluir
  24. Anônimo, opinião pessoal não é igual a gosto. Talvez vc deva prestar mais atenção naquilo que fala. Você gostar ou não gostar de um filme não implica q ele é bom ou não. Mas vc pode criar um blog SEU e e escrever as suas críticas, assim como o Dude faz. Simples, internet é bem democrática, permite até trollagem, né não?

    ResponderExcluir
  25. Cariocão, O avatar e o titanic teve sucesso na bilheteria, pq a midia fiko pagando pau pra eles, Exp: O avatar kd poko era mencionado na televisao e fizeram ate cosplay dele, Filme bom ganha no roteiro... O Último Mestre do Ar achei mt bom, gostei mt do filme, pois assisti todos os episodios qnd era anime e vi q nao foi facil passa pro cinema.

    ResponderExcluir
  26. o filme é bem ruin, não tem o espirito do desenho, e uma coisa é verdade eu paguei mais para ver o filme com um oculos estranho pq 3D q é bom nada

    ResponderExcluir
  27. Caro Anônimo... tem muitas coisas que seria interessante você pensar sobre. Como bem demonstram seus comentários, talvez você deixe de ler a partir daqui. Enfim, eu costumo dar opinião sobre as coisas que eu conheço. Então vamos lá:
    1) Você não terminou de ver o filme "A Dama na Água" e achou uma porcaria. Você tem todo o direito de achar o filme ruim, mas é SUA opinião. Como bem apontou o Guilherme, cada um tem o direito de gostar do que quiser e expressar sua opinião sobre. Você não pode dizer que uma pessoa é desqualificada por gostar de algo que você não gosta. Isso é um pouco primata, você não acha?
    2) Voltando ao assunto "você não terminou de ver", você nem viu o filme "O último mestre do ar", cara! Como assim?! O desenho pode ser a oitava maravilha, mas nada garante que o filme seja também.
    3) Qual é exatamente a relação entre uma pessoa não gostar de "O último mestre do ar", gostar de "A Dama na Água" e necessariamente achar o filme "Percy Jackson..." bom?
    4) Sua frase:
    "Pelo amor de deus cara se vc quer ser um crítico de verdade começa a prestar mais 'atenção' nos filmes..."
    deixa claro um aspecto importante: VOCÊ que não prestou atenção ao detalhe de QUEM é esse "cara" que você está dizendo que "quer" ser crítico.
    Bom, mas para o Dude não me boicotar o comentário, vou falar do filme: não vi ainda, talvez veja em DVD. Pelo que li aqui e pelo que o pessoal anda falando, acho mesmo que não está aos pés do desenho.
    Fica a dica, gente.

    ResponderExcluir
  28. vi em 3D ainda ñ tinha visto nada em 3D no cinema, fiquei impressionado com os trailers da sala do cinemark hauahuaha, quando chego no filme ñ tinha 3D hauhauahauhauahauhauahuahauah até tirei o óculos, sobre o filme em si foi uma bosta, nada contra o desenho e tudo contra o filme. hehe

    ResponderExcluir
  29. eu assistir ao filme e gostei muito e ótimo e eu gosto do desenho,e difícil fazer um filme totalmente igual ao desenho e eu vou assistir todas as continuações se tiver e claro valeu.

    ResponderExcluir
  30. Eu gostei com borra do filme...

    Sou fá do M. Night Salomon (gostei de todos os filmes dele, so nao gostei muitooooo de Corpo Fechado mas é legal tanta referencias de HQ) e este é um dos que mais gostei...

    Espero que tenha o segundo, em trilogias normalmente no segundo filme o roteirista tem que se preocupar menos em apresentar os personagem e da pra focar no desenrrolar da historia...

    Falouuuuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  31. O filme em 3d deixou muito a desejar, teve poucas lutas e duraram pouco, não fazia diferença se era 3d ou não, disso eu não gostei. Eles não sairam do enrredo seguiram o desenho isso foi legal. O proximo vou assistir normal mesmo sem esse tal 3d que não serviu pra nada. O soca poderia ser mais divertido como no desenho, mas não esta mal. O aang esta melhor mais conciente das suas responsabilidades. Agora o chato mesmo é não poder usar o nome original AVATAR por causa daquela porcaria do avatar que saiu antes.

    ResponderExcluir