quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fluídos



Sinopse: Um casal gosta de gravar pelo celular suas experiências sexuais em locais públicos. Um rapaz aceita participar de um reality show. Uma mulher só consegue ver o marido pela internet e aproxima-se de uma artista plástica transexxual.


Ficha Técnica
Fluídos
Direção: Alexandre Carvalho
Roteiro: Alexandre Carvalho, Rodrigo Ribeiro
Elenco: Tatiana Eivazian, Tania Granussi, Silvia Pecegueiro, Gus Stevaux
Duração: 71 minutos
País: Brasil


Cinema ao vivo
 por Edu Fernandes


(Spoilerômetro: )

Com Fluídos, o diretor Alexandre Carvalho traz uma nova proposta de produção e exibição de cinema. Enquanto a platéia está na sala escura vendo o filme, os atores executam suas cenas ao vivo e as atuações são projetadas ao vivo na tela.

A experiência foi realizada pela primeira vez no CCSP, mas o resultado que se verá nos cinemas foi obtido no CineSESC, durante a Virada Cultural. Par adaptar-se ao novo cenário, houve a necessidade de pequenas mudanças no roteiro, passando a ação que antes era diurna para as noites e madrugadas paulistanas. Além disso, alguns interpretas foram trocados.

Nem todas as cenas foram executadas ao vivo. Há alguns breves vídeos pré-gravados, mas a esmagadora maioria das sequências foi realizada enquanto a sessão acontecia.

No meio de tanta inovação, o mais louvável em Fluídos é o fato de o filme preocupar-se em contar uma história relevante. Muitos pontos delicados da sexualidade são tocados pelas tramas paralelas, com personagens humanos e falhos. O roteiro ainda reserva alguma surpresa em suas revelações.

Com esse projeto, Alexandre Camargo prova que é possível criar e ousar no cinema sem abrir mão da vocação narrativa do meio. O triste é que grande parte dos realizados tão corajosos quanto ele envolve-se em filmes herméticos, perpetuando a masturbação intelecualoide.


2 comentários:

  1. Assisti ontem esse filme. Achei ele um pouco desconectado... E, de forma positiva, bem cru.

    ResponderExcluir
  2. falou e disse filme é um cru !

    ResponderExcluir