quinta-feira, 6 de maio de 2010

Querido John




Sinopse: Durante suas férias escolares de 2001, Savannah conhece John, um soldado do Exército. Em duas semanas o casal já está enamorado. Depois do 11 de setembro, John precisa ficar muito tempo afastado e a correspondência entre os dois acontece por cartas.


Ficha Técnica

Querido John (Dear John)
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Jamie Linden
Elenco: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Richard Jenkins, Henry Thomas
Duração: 105 minutos
País: EUA


Romantismo açucarado
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Hoje em dia, com e-mail, redes sociais, SMSs e todos os outros meios; a comunicação entre duas pessoas é muito facilitada. Mesmo assim, nada tira o romantismo de uma carta escrita a mão pela pessoa amada. Contando com a força da palavra escrita, Querido John (Dear John) pretende tocar os corações de seus espectadores.

A fórmula é a mesma que o escritor Nicholas Sparks usou no livro que gerou Diário de uma Paixão (2004): romantismo extremo e totalmente voltado para o público feminino. Nessa nova adaptação cinematográfica da obra do autor, os mesmo elementos podem ser encontrados. Uma protagonista certinha que se apaixona por um homem bem diferente das pessoas com quem está acostumada a conviver. Vencer as barreiras do amor são a força-motriz das duas histórias.

Portanto, queridas leitoras, se quiserem ir acompanhadas ver Querido John, leve suas amigas, mas nunca o seu namorado. Se quiser um ombro masculino para derramar as lágrimas que o filme arrancará de seus olhos, convide aquele seu amigo gay bem afeminado e não arrume um programa de índio para seu amado.

Para se ter uma ideia de como a fórmula emocionará os corações femininos ao mesmo tempo em que ofende a masculinidade dos rapazes, vamos descrever uma cena. O casal de protagonistas estão sozinhos em uma casa em construção (que a moça está ajudando a construir para entregar aos pobres, já que ela é a Srta. Perfeita). Em meio a uma conversa íntima, começa a chover e o casal tem seu primeiro beijo. Nesse momento, as garotas geralmente falam: “Que fofo!”, enquanto os homens pensam: “Pelo amor de Deus! Me tira daqui agora!”.


Dudeshop:
• Livro Querido John: O que Você Faria com uma Carta que Mudasse Tudo?, de Nicholas Sparks (Ed. Novo Conveito)


4 comentários:

  1. Edu, preciso discordar de você. E tive os dois lados da "moeda" (ahn? entendeu a referência?), pois vi com meu "querido irmão" (que até agora está se perguntando por que, em plena Copa do Mundo, ele parou pra ver isso aí).

    Nossa, o filme consegue ser pior que "Diário de uma paixão" que, juro, eu considerava um dos piores que já tinha visto. Estou (estamos) inconformada(os).

    Personagens rasos, diálogos pífios (aliás, que diálogos?), cenas desastrosas, direção péssima! Fora que o único personagem legal, o Sr. Amigo Perfeito Pai Compreensivo e Defensor da Pureza da Srta. Perfeita" é o mais maldito: deixa a mina de 20 e poucos anos viúva com um filho adolescente (sem mais...) pra cuidar. E ainda era um plano!

    Juro: prefiro a Megan Fox no Transformers 2. Pronto, falei.

    ResponderExcluir
  2. Acho que precisamos do ponto de vista de alguém que goste de O Diário de uma Paixão para chegarmos mais próximos de um veredito.

    Eu pessoalmente fiquei ofendido com a cena do primeiro beijo, mas talvez funcione com outro tipo de público.

    ResponderExcluir
  3. Pode ser... Mas eu vi outros dois filmes baseados em livros do Nicholas S.: "Uma carta de amor" (aliás, este eu li o livro, que achei bem malomeno, e acho o filme bonitinho apesar do melodrama) e "Um amor para recordar" (não curti muito, mas entendo por que alguém gosta dele). Não conta?

    ResponderExcluir
  4. Acho que conta. Quem for fã cego do cara pode ter uma opinião bem questionável...

    ResponderExcluir