sexta-feira, 1 de março de 2013

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Atrás da Porta

Helen Mirren interpreta uma empregada doméstica na Europa dos anos 1960. Ela tem uma relação complexa com sua nova patroa, entre amor e repúdio. A personagem não permite que pessoas entrem em sua casa e possui um passado de mistérios.

LEIA MAIS:
Crítica: Controle emotivo


César Deve Morrer

Os irmão Taviani (Aconteceu na Primavera) souberam da existência de um presídio onde os detentos montam espetáculos teatrais. A dupla decide levar sua câmera ao local para registrar todo o processo da montagem de Júlio César, de William Shakespeare. Eles acompanham a escolha do elenco, os ensaios e a apresentação da peça.

Além da premissa inusitada, o interessante do filme é a fluidez na barreira entre realidade e ficção. As cenas propõem paralelismos entra a conspiração dos senadores para matar o imperador e o modo de agir da máfia. Como os detentos/atores têm seu passado ligado ao crime organizado, as cenas ganham um alto grau de autenticidade.

LEIA MAIS:
Matéria: Filmes que se passam nos bastidores do teatro (SaraivaConteúdo) – em breve

César Deve Morrer (Cesare deve morire)
Roteiro e Direção: Paolo Taviani, Vittorio Taviani
Elenco: Cosimo Rega, Salvatore Striano, Giovanni Arcuri, Antonio Frasca, Juan Dario Bonetti, Vincenzo Gallo, Rosario Majorana, Francesco De mais, Gennaro Solito, Vittorio Parrella
Duração: 76 minutos
País: Itália

Nota: 8

Colegas

Três internos de uma instituição para portadores de Síndrome de Down fogem na calada da noite. Eles partem em uma viagem para realizar seus sonhos.

LEIA MAIS:
Crítica: Boca suja
Nota: Depois de carreira premiada, Colegas abre Amazonas Film Festival (SaraivaConteúdo)


Dezesseis Luas

Ethan (Alden Ehrenreich, de Twixt) se sente um peixe fora d'água na pequena cidade onde vive. Ele se interessa por livros clássicos, que seu conterrâneos consideram uma leitura impura. O rapaz reconhece uma semelhante em Lena (Alice Englert, de Ginger e Rosa), recém-chegada ao local e taxada como satanista pelos colegas de escola. A moça guarda segredos que impedem o amor entre ela e Ethan.

Essa é a nova aposta no campo de produções juvenis. A história tem claras semelhanças com Crepúsculo, mas os efeitos visuais são mais bem realizados e há uma mensagem mais positiva para seus espectadores além da indecisão sobre qual monstro chamar de namorado. O elenco de apoio estelar mantém o nível de qualidade das atuações.

LEIA MAIS:
Matéria: Dezesseis Luas: Adaptação do livro para os cinemas (SaraivaConteúdo)

Dezesseis Luas (Beautiful Creatures)
Roteiro e Direção: Richard LaGravenese
Elenco: Alden Ehrenreich, Alice Englert, Jeremy Irons, Viola Davis, Emmy Rossum, Thomas Mann, Emma Thompson, Eileen Atkins, Margo Martindale, Zoey Deutch
Duração: 124 minutos
País: EUA

Nota: 7


Hitchcock

O diretor Alfred Hitchcock (Anthony Hopkins, de 360) aproveita o sucesso de Intriga Internacional para fazer um filme mais arriscado: Psicose. Ele resolve bancar a produção de seu próprio bolso e conta com a ajuda de sua esposa (Helen Mirren, de RED) para levar o projeto adiante.

Hitchcock é conhecido como o mestre do suspense, mas seus filmes traziam momentos que extrapolavam o gênero. Por essa razão, a cinebiografia faz bem em respeitar tal característica. Há uma bela dose de suspense, mas boa parte é cômica e sobra espaço para drama e até romance.

LEIA MAIS:
Matéria: Os dois lados da moeda: quando atores interpretam diretores (SaraivaConteúdo)

Hitchcock
Direção: Sacha Gervasi
Roteiro: John J. McLaughlin
Elenco: Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Danny Huston, Toni Collette, Michael Stuhlbarg, Michael Wincott, Jessica Biel, James D'Arcy, Richard Portnow, Kurtwood Smith, Ralph Macchio
Duração: 98 minutos
País: EUA

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário