segunda-feira, 11 de março de 2013

Pietá X A Fuga: Tabu e coragem

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Pelo cinema conseguimos discutir assuntos delicados. Um dos maiores tabus da humanidade é a questão do incesto e duas produções recentes resvalam nesse complicado tópico.

O tema central de Pietá (Pieta) é a culpa, mas há cenas incestuosas no longa. Gang-Do (Lee Jeong-jin, de Troubleshooter) trabalha fazendo cobranças de pequenos empresários. Quem não tem o dinheiro para saldar o empréstimo é agredido e torna-se um deficiente físico. Assim, podem pleitear o seguro e sanar da dívida.

Um dia, Mi-Son (Jo Min-soo) começa a persegui-lo e diz ser sua mãe, que o abandonou quando era um bebê. A princípio, Gang-Do não a aceita, mas decide fazer um teste de maternidade totalmente excêntrico. Ele tenta abusá-la sexualmente e diz que se for incapaz de concretizar o ato, saberá que ela é realmente sua mãe.


Pietá só tem mais uma cena que sugere incesto, mas é muito mais corajoso do que todos os momentos de A Fuga (Deadfall). O filme tem o tema mais no cerne do conflito, mas mesmo assim encontra uma maneira de exibi-lo com uma sutileza frustrante.

Addison (Eric Bana, de Hanna) e Liza (Olivia Wilde, de As Palavras) são irmãos criminosos, mas seu último golpe sofre um contratempo que os obriga a seguir caminhos diferentes. Ele foge pela floresta, enquanto ela pega a estrada onde arruma carona com o também fugitivo Jay (Charlie Hunnam, de A Tentação).

Há várias insinuações de um histórico incestuoso entre os irmãos, mas o máximo que se vê na tela é um selinho. A impressão que fica é que havia mais cenas para contemplar o assunto, mas as mesmas foram cortadas pela costumeira covardia dos produtores de Hollywood. Esperemos que no DVD tais cenas possam ser vistas ao menos como extras.

Pietá (Pieta)
Roteiro e Direção: Kim Ki-duk
Elenco: Lee Jeong-jin, Jo Min-soo
Duração: 104 minutos
País: Coreia do Sul

Nota: 7

A Fuga (Deadfall)
Direção: Stefan Ruzowitzky
Roteiro: Zach Dean
Elenco: Eric Bana, Olivia Wilde, Charlie Hunnam, Kris Kristofferson, Sissy Spacek, Treat Williams
Duração: 95 minutos
País: EUA

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário