Sinopse: A história real de Jacques Mesrine que, depois de servir o Exército Francês na Argélia, tornou-se o ladrão mais procurado do país. Também cometeu crimes nos EUA e Canadá.
Ficha Técnica
Inimigo Público nº 1 – Instinto de Morte (L’instinct de mort)Direção: Jean-François Richet
Roteiro: Abdel Raouf Dafri
Elenco: Vincent Cassel, Cécile De France, Gérard Depardieu, Gilles Lellouche
Duração: 113 minutos
Crime à francesa
por Edu Fernandes
(Spoilerômetro: •)
O maior acerto de Inimigo Público nº 1 – Instinto de Morte (L’instinct de mort) é em concentrar-se no personagem principal. A jornada de Jacques Mesrine é contada do ponto de vista do próprio, usando o ângulo menos problemático de ver esses fatos. Dessa forma, as facetas mais conflitantes do ladrão são apresentadas sem que o filme caia em contradição. Para viver esse polêmico ícone do crime foi escalado Vincent Cassel (Senhores do Crime), que consegue transmitir com igual competência seu lado mais humano e sua face mais cruel.
Exceto pela primeira sequência, antes de o título ser anunciado, todo o restante do longa é contado em ordem cronológica. Com isso, a fita não consegue escapar de uma recorrente armadilha de cinebiografias: a fragmentação do que seria uma unidade dramática em uma série de pequenos episódios. Com as mudanças no estilo de vida e na localização geográfica do protagonista, fica ainda mais fácil segmentar as fases do filme.
Como toda produção cujo tema envolve crimes, há diversas cenas de ação retratando várias das aventuras reais de Mesrine, por mais incríveis que elas pareçam. Essas passagens foram muito bem dirigidas e rendem boas emoções.
Finalmente, é preciso que se faça um aviso a todos que forem assistir a Inimigo Público nº 1. Este Instinto de Morte é apenas a primeira parte da cinebiografia do criminoso. Seguindo o exemplo de Kill Bill (2003/2004), depois do último fotograma projetado, ficará um grande intervalo da carreira dele que não é contemplada no filme. Para saber o que acontece nesses anos, será necessário assistir à segunda parte. Antes que os protestos comecem, uma reflexão: a ânsia em saber o destino desse grande larápio é um sintoma da qualidade do thriller.
Nenhum comentário:
Postar um comentário