terça-feira, 23 de junho de 2009

Onde Andará Dulce Veiga?




Sinopse: Caio acaba de acabar um relacionamento e começa um novo emprego: ele será repórter em um jornal. Sua primeira missão é descobrir onde está Dulce Veiga – uma cantora que fez muito sucesso no passado e desapareceu repentinamente.


Ficha Técnica
Onde Andará Dulce Veiga?
Roteiro e Direção:
Guilherme de Almeida Prado
Elenco:
Carmo Dalla Vecchia, Carolina Dieckmann, Eriberto Leão, Júlia Lemmertz, Oscar Magrini, Nuno Leal Maia, Matilde Mastrangi, Maitê Proença, Cacá Rosset, Christiane Torloni
Duração:
135 minutos


A ousadia corta para os dois lados
  por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: segundo parágrafo)

O cartaz de Onde Andará Dulce Veiga? não condiz com o conteúdo do filme. Olhando para a figura ao lado, qualquer um poderá supor que se trata de uma comédia (por causa do fundo branco e da menina sorridente no canto superior esquerdo), com um toque de aventura (pelo protagonista com arma em punho no centro). Na verdade a fita é uma mistura de filme noir com musical, algo no mínimo inusitado.

Do noir, a produção nacional herdou a atmosfera de mistério e a narração do protagonista que leva o espectador para dentro da investigação. Como a busca é por uma cantora, há várias canções no decorrer do enredo. A música "Estou tão só" funciona muito bem tanto na versão “original” de Dulce Veiga, quanto na releitura em rock feita pela filha dela. As cenas musicais até que se seguem bem, mas o último momento de cantoria é tão ruim que consegue destruir qualquer simpatia que havia sido conquistada.

O forte do filme é o visual. Desde as primeiras cenas há ousadias na construção da imagem, com direito a grafismos eletrônicos e croma-key. A loucura do texto é o elemento que concede espaço para as bem-vindas experimentações visuais. O mistério envolvente no começo do filme e a falta de coesão para que a surpresa do fim seja aceita lembram as mesmas falhas cometidas por Número 23.

A lição que deve ser aprendida pelo diretor Guilherme de Almeida Prado é convidar um segundo roteirista para escrever uma segunda versão da adaptação do livro. Alguns pequenos ajustes poderiam fazer o filme dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário