quarta-feira, 17 de junho de 2009

Paris



Sinopse: Pierre tem um problema grave no coração e espera por um transplante. Para fazer companhia a ele, sua irmã Elise muda-se com os três filhos para o apartamento dele. Roland é um professor universitário que se apaixona por sua aluna. Com medo da rejeição ele envia para ela mensagens anônimas com poemas.


Ficha Técnica
Paris
Roteiro e Direção: Cédric Klapisch
Elenco: Juliette Binoche, Romain Duris, Fabrice Luchini, Albert Dupontel, François Cluzet
Duração: 130 minutos
 
 
Cidade dos amantes
 por Edu Fernandes
 
(Spoilerômetro: )
 
A capital francesa é conhecida por inspirar romance e o filme Paris aproveita para caçoar desse imaginário coletivo. Nas várias tramas paralelas, podem-se ver diversas oportunidades em que são dados tapas na cara do romantismo. A inversão de valores é muito interessante e dá novos ares para quem está cansado das mesmas histórias de amor no cinema. Por causa disso, nessa produção as pessoas são mais reais e as situações também.

Várias formas de amor são testadas pelas diversas histórias do enredo. Por ouro lado, são tantos conflitos ao mesmo tempo que o quase inevitável acontece: algumas tramas são mais interessantes do que outras e, quando estamos assistindo a uma menos empolgante, queremos que o foco volte-se imediatamente para nossos personagens favoritos. Por se tratar de um filme longo, o roteiro poderia se limitar nas histórias da sinopse acima que ficaria de bom tamanho.

O desfecho dessas tantas jornadas acompanha a autenticidade dos personagens. A maioria acaba não se dando tão bem assim, alguns ficam na neutralidade e outros encontram alguma felicidade. Bem parecido com o que acontece na vida real. Doa a quem doer.

O maior destaque de Paris são os atores. Elogios especiais são necessários para as cenas em que Juliette Binoche (Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada) e Romain Duris (As Aventuras de Molière) contracenam, esbanjando talento dos dois lados. Quem gosta de cinema francês não pode perder.

Dude Fato: O ator Romain Duris nasceu em Paris e faz seu segundo filme com o nome da cidade no título. O outro é Em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário