quinta-feira, 25 de junho de 2009

Jean Charles





Sinopse: A história real de Jean Charles de Menezes, brasileiro imigrante ilegal em Londres que foi morto pela polícia em 2005, confundido com um terrorista.


Ficha Técnica
Jean Charles
Direção: Henrique Goldman
Roteiro: Henrique Goldman, Marcelo Starobinas
Elenco: Selton Mello, Vanessa Giácomo, Luis Miranda
Duração: 93 minutos


Fins ajustados pelo meio
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Há três objetivos louváveis em Jean Charles. O primeiro deles é contar a vida desse brasileiro, do qual todos sabemos apenas a morte. Relatando seu jeito de ser e os macetes que ele tinha de bolar para apenas sobreviver na terra estrangeira, o filme escapa de ser um dramalhão barato para ser um retrato do típico imigrante que tenta a sorte em outras paragens.

O segundo compromisso da produção é com a autenticidade, tanto que os roteiristas tiveram acesso aos autos do inquérito para conseguir um alto grau de fidelidade nos pontos-chave da trama. É óbvio que há espaço para a romantização, possibilitando assim que a jornada do eletricista coubesse dentro de um formato mais cinematográfico.

Finalmente, Jean Charles quer servir de alerta para que esse assunto tenha uma resolução satisfatória, já que nenhum dos assassinos sofreu qualquer tipo de punição por seus atos inconsequentes. A denúncia dessa tragédia utiliza-se de muito bom gosto cinematográfico ao não mostrar a face dos policiais, seguindo o exemplo do pintor espanhol Francisco Goya, que também omitiu as feições dos atiradores em Os Fuzilamentos de 3 de maio de 1808 (abaixo).


Na ânsia pela autenticidade máxima, as pessoas que conviveram com Jean Charles foram convidados para reviver seus papéis. Os personagens menores são todos praticamente reatuados pelas pessoas reais. Apesar de conseguir algumas falas e feições com emoções sinceras, algumas atuações soam forçadas e destoam do trabalho dos atores profissionais em cena.

Por aliar boas intenções, qualidade técnica e um boa campanha de divulgação, Jean Charles é um ganho para a cinematografia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário