quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Senhores do Crime



Sinopse: Durante seu trabalho no hospital, a médica Anna encontra um diário, cuja dona era uma jovem russa que morreu ao dar a luz. Anna decide investigar o ocorrido já que a falecida não tinha documentos. Tentando descobrir a origem do diário, ela envolve-se perigosamente com a máfia russa.


Ficha Técnica
Senhores do Crime (Eastern Promises)
Direção: David Cronenberg
Roteiro: Steven Knight
Elenco: Naomi Watts, Viggo Mortensen, Vincent Cassel, Armin Mueller-Stahl
Duração: 100 minutos


Poderoso Chefão na navalha
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )


A estrutura narrativa de Senhores do Crime (Eastern Promises) é bem interessante: o espectador é jogado no meio do mistério envolvendo o diário de Tatiana e as pistas são concedidas aos poucos e em pedaços. Conforme o tio de Anna consegue traduzir as anotações, a voz da autora relata partes do seu passado, que ajudam a montar o quebra-cabeça.

Viggo Mortensen (O Senhor dos Anéis) preparou-se muito bem para seu papel fazendo uma viagem pela Rússia e aprendendo sobre os criminosos de lá, resultando em uma atuação altamente convincente. Por outro lado, Naomi Watts (O Despertar de uma Paixão) passou algum tempo em hospitais para habituar-se ao ambiente de seu papel, mas o resultado final é um desempenho bem apagado. Ela não compromete, mas não abrilhanta a fita.

A direção de David Cronenberg (Marcas da Violência) – experiente em trabalhar com Viggo Mortensen em situações violentas – só aumenta a tensão que o tema pode causar. Desde a primeira cena, fica estabelecida a tônica sangrenta e violenta que será seguida por toda a duração do filme. Tudo é resolvido de forma crua e física. Não é dado um tiro sequer.

Cronenberg merece todos os cumprimentos por uma cena memorável que se passa em uma sauna. Em plano-seqüência (sem cortes), a cena é o clímax da violência em Senhores do Crime: a direção dura, a atuação crua e os músculos da platéia ficarão enrijecidos.

Há ainda espaço para insinuações no roteiro. Depois de ver o filme e surpreender-se com o desfecho, muitas questões ficam no ar e rendem boas discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário