terça-feira, 30 de junho de 2009

A Era do Gelo 3





Sinopse: Numa missão para resgatar Sid, a turma aventura-se por um misterioso mundo subterrâneo. Lá, eles se deparam com dinossauros, lutam contra estranhas plantas assassinas e conhecem Buck, uma agitada doninha de um olho só.


Ficha Técnica
A Era do Gelo 3 (Ice Age: Dawn of the Dinosaurs)
Direção: Carlos Saldanha, Mike Thurmeier
Roteiro: Michael Berg, Peter Ackerman
Elenco: John Leguizamo, Queen Latifah, Denis Leary, Ray Romano
Duração: 94 minutos


Amizade ainda é o foco
 por Bruno Palma

(Spoilerômetro: )

São poucas as sequências de desenhos animados que conseguem manter o mesmo pique do primeiro. O terceiro filme da série A Era do Gelo é um desses raríssimos exemplos. E, para falar a verdade, não me vem nenhum outro à mente no momento.

O foco central continua a ser a amizade, mas, assim como o segundo filme trazia o romance como um tema paralelo, A Era do Gelo 3 (Ice Age: Dawn of the Dinosaurs) também aborda um outro assunto: a família, com mais enfoque no sentimento de paternidade. Essas questões mais sérias são bem dosadas com as piadas, que continuam com a mesma espirituosidade, e sem apelações. Ou seja, dá pra levar a molecada no cinema com a garantia de muita risada, e sem nenhum constrangimento.

A história tem início com o mamute Manny preocupado por estar prestes a se tornar pai, o que faz com que seus dois grandes amigos – a preguiça Sid e o tigre dente de sabre Diego – se sintam excluídos. A confusão começa quando Sid, na intenção de formar sua própria família, rouba ovos de tiranossauro e é capturado pela mãe dos filhotes. A turma toda, incluindo a mamute Ellie e seus dois irmãos gambás, parte em busca de Sid e descobre um mundo subterrâneo habitado por dinossauros gigantescos, uma clara referência a Viagem ao Centro da Terra, clássico de Julio Verne.

Nesse novo território, cortado por rios de lava, bem diferente daquele com o qual os personagens principais estão acostumados, surge ainda um outro animalzinho para fazer parte da trupe: a doninha Buck. Esse novo personagem provoca gostosas gargalhadas com suas maluquices, chegando a lembrar mesmo o Louco, das histórias do Cebolinha, em alguns momentos.

Impossível não falar de Scrat, o esquilinho atrapalhado. Ele continua a aparecer em A Era do Gelo 3, mas dessa vez se encontra dividido entre duas paixões: uma esquilo fêmea e a noz, seu eterno objeto de desejo.

Como já disse anteriormente, o filme tem um bom equilíbrio entre momentos engraçados e de coisa séria, além de um bocado de aventura, que ganha ainda mais intensidade nas salas 3D. Vale lembrar também que os dubladores brasileiros merecem boa parte dos créditos pela qualidade do filme, algo que continua a se repetir quando se trata de animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário