quinta-feira, 11 de junho de 2009

Stella





Sinopse: Aos 11 anos, Stella muda-se para o ginásio, mas não tem amigos em sua nova escola. Nessa prestigiosa instituição ela descobre um novo mundo de experiêcnias.


Ficha Técnica
Stella
Roteiro e Direção: Sylvie Verheyde
Elenco: Léora Barbara, Mélissa Rodriguez, Laëtitia Guerard, Karole Rocher, Benjamin Biolay
Duração: 103 minutos


"In Between Days"
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Uma das razões de sucesso de Divã é conseguir mostrar uma daquelas fases da vida em que a pessoa se encontra entre duas etapas, nesse caso na vida adulta e com a terceira idade à vista. Stella aborda a mesma dificuldade na chamada pré-adolescência – para os meninos é a época em que se ganha muitos conjuntos de caneta e lapiseira na festa de aniversário.

Atualmente, os jovens de 11 e 12 anos são chamados pelo pomposo termo tweens (que vem da palavra "between", “entre” em inglês), mas o filme se passa na década de 70 quando essa rotulação ainda não tinha sido inventada.

O espectador pode levar algum tempo para perceber quando se passa a trama, já que não há letreiro indicativo. Para chegar à data de 1977, é preciso um pouco mais de atenção. As primeiras dicas são dadas pelas vestimentas e pela programação da televisão, mas o maior e mais delicioso indício é a seleção de músicas, que contempla canções francesas, estadunidense e até italiana.

Mesmo com uma protagonista vivendo uma etapa da vida em que todo ser humano expressa todo o seu potencial de ser irritante, a menina Stella é muito cativante, principalmente pela narração feita por ela mesma para dividir suas angústias. Ela passará por muitas situações que renderiam anos de terapia para uma pessoa mais fraca, mas ela mostra sua força e o filme segue mantendo uma incrível leveza.

Quem já viveu algumas das dificuldades dessa jovem heroina, mesmo que apenas testemunhando uma filha ou irmã, identificará muitas das situações. As transformações da puberdade, os primeiros amores, os questionamentos e as mudanças repentinas de humor temperam o roteiro. Stella é uma ótima pedida para se ver um divertido e emocionante retrato de experiências de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário