quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cantoras do Rádio







Sinopse: Documentário sobre as divas do rádio brasileiro, cantoras que fizeram muito sucesso em meados do século XX, na chamada Era de Ouro do Rádio.


Ficha Técnica
Cantoras do Rádio
Direção: Gil Barone, Marcos Avellar
Roteiro: Gil Baroni, Monica Rischbieter
Elenco: -documentário-
Duração: 85 minutos


Homenagem
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Uma das áreas mais importante na produção de um documentário é sua pesquisa, um fator de grande influência na qualidade do produto final. Essa regra não foi seguida em Cantoras do Rádio, apesar da iniciativa de homenagear essas cantoras seja louvável.

O problema reside no fato do filme não passar do patamar da homenagem e não poder ser considerado um estudo ou um histórico. Prova disso é que a Rádio Nacional, palco do sucesso dessas cantoras, só é mostrada na segunda metade do filme, em apenas uma cena. Não há se quer uma breve explicação sobre a razão que levou ao fim dos programas de auditório no rádio. Mais imagens de arquivos e principalmente filmes da época também não fariam mal.

Essa produção tem de assumir então a missão de apresentar as canções clássicas ao público mais jovem, que conhece muito pouco (se conhece) dessa passagem mágica da música brasileira. Para cair no gosto moderno, o documentário conta com grafismos coloridos e animados em suas vinhetas e uma competente releitura da música-título com batidas eletrônicas bem casadas.

A tarefa da educação dos novos amantes da música seria mais bem desempenhada por um programa de televisão. Ao assistir a Cantoras do Rádio é até possível imaginar essa série televisiva: com um episódio dedicado a cada cantora, com as divertidas apresentações musicais no palco. A esperança é que a ideia seja aproveitada e haja uma adaptação de meios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário