quarta-feira, 29 de maio de 2013

3 Mundos: Inescapável

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A teoria do caos exemplifica que o bater de asas de uma borboleta pode causar um tsunami do outro lado do planeta. Essa sensação de reação em cadeia permeia os personagens de 3 Mundos (Trois mondes).

Os três universos sociais distintos aos quais o título do filme se remete são unidos por um acidente automobilístico. Em uma noite, um grupo de amigos guia um carro em alta velocidade e atropela um homem. Antes de saber o estado do acidentado, eles fogem sem prestar socorro.

O motorista: Al (Raphaël Personnaz, de Anna Karenina) está prestes a se casar com a filha de seu patrão. De origem humilde, teme que se o acidente puder ser ligado a ele, perderá tudo o que conquistou.

Por mais que tente, não consegue escapar de seu passado ou controlar eu futuro. Ele tenta não envolver seu amigos de longa data na confusão e também deixa sua mãe isolada de sua vida presente, bem diferente da simplicidade a qual ela está habituada.

A vítima: Adrian (Rasha Bukvic, de Bem Amadas) trabalha em uma construção. Por ser um imigrante ilegal, sua família não pode pedir auxílio previdenciário enquanto ele está em coma.

Sua esposa (Arta Dobroshi, de O Silêncio de Lorna) passa por dificuldade com sua ausência e não pode largar o trabalho. Ela está interessada em encontrar o responsável por deixar seu marido nessa condição.

A testemunha: Juliette (Clotilde Hesme, de Mistérios de Lisboa) vê o acidente da janela de seu apartamento. Ela acaba se tornando intermediária entre os outros dois mundos e se vê presa nessa situação.

Ela representa o cidadão francês médio, que não consegue pensar em assuntos como imigração ilegal de forma humana até se encontrar pessoalmente envolvido com o tema.

No filme, o que se percebe é que essas separações sociais tendem a ser negativas para todos. Prova de um roteiro bem construído que nos oferece muito o que refletir.


3 Mundos (Trois mondes)
Direção: Catherine Corsini
Roteiro: Catherine Corsini, Benoit Graffin
Elenco: Raphaël Personnaz, Clotilde Hesme, Arta Dobroshi, Reda Kateb, Alban Aumard, Adèle Haenel, Jean-Pierre Malo, Laurent Capelluto, Rasha Bukvic
Duração: 101 minutos
País: França

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário