sexta-feira, 3 de maio de 2013

Em Transe X Terapia de Risco: Os segredos da mente

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Apesar de todo avanço científico já conquistado, sabe-se relativamente pouco sobre o funcionamento do cérebro. Por essa razão, os limites da mente é um tema fascinante, explorado por dois filmes recentes.

A hipnose é uma forma de manipulação do cérebro e é o assunto tratado no longa Em Transe (Trance). Simon (James McAvoy, de X-Men: Primeira Classe) trabalha com leilões de obras de arte e participa do plano de roubar um quadro. No meio do roubo, sofre uma pancada na cabeça e não se lembra onde escondeu a pintura.


Seus comparsas o levam a uma psicóloga (Rosario Dawson, de O Zelador Animal), que usará a hipnose para resgatar essa lembrança. A especialista tem dificuldade porque há traumas na mente de Simon. Portanto, são necessárias várias sessões.

É nesse ponto em que o filme ganha novos ares. Em algumas ocasiões, o espectador se sente tão perdido quanto o protagonista, sem saber se determinada cena é real ou apenas delírio hipnótico. Essa gradação é constante e limítrofe.


Terapia de Risco (Side Effects) explora o mercado farmacêutico e a banalização do uso de drogas para transtornos mentais. Enquanto passa por tratamento com Dr. Banks (Jude Law, de Anna Karenina), Emily (Rooney Mara, de Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres) assassina seu marido (Channing Tatum, de G.I. Joe: Retaliação) no meio de um surto de sonambulismo causado pelos remédios prescritos.

O jogo de culpa é intrigante, mas o mais interessante é o cenário social em que o enredo se desenvolve. O roteiro resvala em diversas situações críticas: o lobby de laboratórios, o sensacionalismo midiático,... Por essa razão, o título original ("Efeitos Colaterais") parece mais apropriado.

Enquanto Em Transe leva ao limite fantástico seu tema, Terapia de Risco mantém-se mais apegado à realidade. Há reviravoltas dramáticas emocionantes, que deixam o thriller mais robusto.

Em Transe (Trance)
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Joe Ahearne, John Hodge
Elenco: James McAvoy, Vincent Cassel, Rosario Dawson, Danny Sapani, Matt Cross, Wahab Sheikh, Mark Poltimore
Duração: 101 minutos
País: Reino Unido

Nota: 7

Terapia de Risco (Side Effects)
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Scott Z. Burns
Elenco: Rooney Mara, Channing Tatum, Jude Law, Vladimi Versailles, Michelle Vergara Moore, Catherine Zeta-Jones
Duração: 106 minutos
País: EUA

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário