terça-feira, 14 de maio de 2013

2 mais 2: Na trave

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Uma das principais críticas que se faz às comédias nacionais contemporâneas (também chamadas de globochanchada) é o fato de muitas delas usarem o sexo apenas como fonte cômica rasa, e não como tema a ser debatido. O cinema argentino traz uma produção que pode ser considerada um passo adiante nesse tópico. 2 mais 2 (Dos más dos) fala de swing sem se esquecer de incluir cenas de sexo.

Diego (Adrián Suar, de Um Namorado para Minha Esposa) e Emilia (Julieta Díaz, de O Sinal) vivem um casamento típico, que é abalado pela descoberta que os amigos Betina (Carla Peterson, de Medianeiras) e Richard (Juan Minujín, de O Abraço Partido) são praticantes de swing. Emilia fica interessada na aventura, mas Diego é mais temerário.

A escalação do elenco é algo a ser elogiado. Todos os atores dão conta de seus momentos engraçados, como pede uma comédia; e todos são figuras atraentes, como pedem as cenas de sexo.


Outro ponto positivo são os paralelismos nas profissões do casal de protagonistas. Diego demonstra uma personalidade dominadora perante sua empresa, da mesma forma como não admite a ideia de compartilhar a esposa. Emilia é a moça do tempo em um canal de notícias. Suas previsões são encaixadas no filme como uma ferramenta divertida para mostrar a temperatura de seu casamento.

Infelizmente, 2 mais 2 não mantém o fôlego de seu começo. As cenas sensuais estão lá, mas há um constrangimento mal disfarçado. No entanto, o pior de tudo é o moralismo que o roteiro adota em seu terço final. Uma questão delicada merece um debate mais aberto do que o oferecido por nossos hermanos nesse caso.


2 mais 2 (Dos más dos)
Direção: Diego Kaplan
Roteiro: Daniel Cúparo, Juan Vera
Elenco: Adrián Suar, Carla Peterson, Julieta Díaz, Juan Minujín, Alfredo Casero, Tomás Wicz
Duração: 103 minutos
País: Argentina

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário