sexta-feira, 3 de maio de 2013

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Doméstica

Gabriel Mascaro convoca jovens de todo o Brasil para gravarem a rotina de suas empregadas. Ele une os episódios e forma um documentário.

MAIS:
Crítica: Documentário socrático

Em Transe

Simon recorre a uma psicóloga para se lembrar onde escondeu uma pintura roubada. A hipnose mostra os traumas de sua mente.

MAIS:
Texto comparativo: Os segredos da mente


Paulo Moura

O compositor, maestro e multi-instrumentista morreu pouco antes do começo da produção do documentário. Mesmo assim, os realizadores tiveram acesso a imagens raras e documentos pessoais.

Há uma bela homenagem ao virtuosismo do músico, mas falta um pouco de apuro técnico. As fotos poderiam ser escaneadas e passar por algum grafismo, por exemplo. É mais um claro caso de confiança exagerada no tema que dá espaço para preguiça formal.

MAIS:
Texto: É Tudo Verdade volta a abrir com documentário musical (SaraivaConteúdo)

Paulo Moura – Alma Brasileira
Roteiro e Direção: Eduardo Escorel
Elenco: Paulo Moura
Duração: 86 minutos
País: Brasil

Nota: 7

Paulo Moura – Alma Brasileira foi visto no É Tudo Verdade 2013


O Sonho de Wadjda

Wadjda (Waad Mohammed) deseja ter uma bicicleta para apostar corrida com seu amigo (Abdullrahman Al Gohani), mas o brinquedo é reservado apenas para os meninos na Arábia Saudita. Enquanto isso, sua mãe (Reem Abdullah) está preocupada em manter o marido (Sultan Al Assaf) em casa, já que a família dele o pressiona a encontrar uma nova esposa que lhe dê um filho-homem.

O filme mostra as restrições sofridas pelas mulheres no mundo árabe. O ponto forte é retratar o campeonato de hipocrisias que se instala para manter as aparências e fingir seguir todas essas normas injustas.

O Sonho de Wadjda (Wadjda)
Roteiro e Direção: Haifaa Al-Mansour
Elenco: Reem Abdullah, Waad Mohammed, Abdullrahman Al Gohani, Ahd, Sultan Al Assaf
Duração: 98 minutos
País: Arábia Saudita, Alemanha

Nota: 8


Somos Tão Jovens

Renato (Thiago Mendonça, de 2 Filhos de Francisco) sonha em ter uma banda de rock na Brasília do final dos anos 1970. Ele vive amores, decepções e protestos até conseguir fundar a Legião Urbana.

O filme consegue passar bem a atmosfera de turma tão recorrente no cinema brasileiro do começo dos anos 1980. As interpretações são intensas e combinam com o rock executado ao vivo nas apresentações registradas pelas câmeras.

MAIS:
Vídeo: A “tchurma” que virou Legião (SaraivaConteúdo)

Somos Tão Jovens
Direção: Antonio Carlos da Fontoura
Roteiro: Marcos Bernstein
Elenco: Thiago Mendonça, Laila Zaid, Bruno Torres, Daniel Passi, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Bianca Comparato
Duração: 104 minutos
País: Brasil

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário