segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Silêncio de Lorna





Sinopse: Lorna é uma imigrante albanesa que deseja conquistar a cidadania belga. Para isso, ela casou-se com um drogado e o plano é o fazer ter uma overdose.



Ficha Técnica
O Silêncio de Lorna (Le Silence de Lorna)
Roteiro e Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco: Arta Dobroshi, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Alban Ukaj
Duração: 105 minutos


Frio europeu
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O cinema de arte contemporâneo traz uma tendência a contar histórias vazias, beirando a inutilidade. Aparentemente a moda vale a pena, já que O Silêncio de Lorna (Le Silence de Lorna) foi laureado em Cannes – um dos festivais mais respeitados – por seu roteiro. Com o argumento, o filme poderia discutir a questão dos imigrantes, o complexo de culpa e muitas outras questões densas e emocionantes. Pelo contrário, o enredo não gera discussões depois da projeção.

O andamento é bem lento, com os diretores abusando de tomadas longas. Algumas cenas chegam a ser totalmente desnecessárias e a duração poderia facilmente ser abreviada em, pelo menos, 15 minutos. Se bem que se faz necessária uma reflexão: qual cena pode ser considerada desnecessária em uma produção que não tem propostas de discussões?

A atuação de Arta Dobroshi é de longe o ponto técnico que merece ser destacado positivamente. No papel da protagonista a atriz consegue cumprir o maior desafio que sua profissão pode propor: fazer a bendita “cara de nada”. Ela tem de processar todas as emoções que Lorna está vivendo e só transparecer o mínimo necessário para o entendimento do que está se passando em seu coração.

Para quem está apreciando a nova onda do cinema europeu, O Silêncio de Lorna é um prato cheio. Por outro lado, quem está procurando por fortes emoções achará a fita uma chateação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário