sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Estreias da Semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Bullying

Documentário sobre crianças e adolescentes que são torturados psicologicamente na escola nos Estados Unidos. O filme mostra diversos personagens que são incomodados por seus colegas por motivos variados (diferenças físicas ou orientação sexual, por exemplo). O que motiva a produção são casos de jovens que se suicidaram por causa da pressão.

A fita mostra a apatia das autoridades escolares e a mentalidade estadunidense que oprime as pessoas consideradas diferentes. Prova disso é o desempenho pífio que os atletas paraolímpicos dos Estados Unidos têm em comparação com os competidores tradicionais. Infelizmente não há na fita qualquer menção aos massacres realizados por garotos oprimidos, como em Colombine.

Bullying (Bully)
Direção: Lee Hirsch
Roteiro: Lee Hirsch, Cynthia Lowen
Elenco: -documentário-
Duração: 98 minutos
País: EUA

Nota: 7

A Escolha Perfeita

Beca (Anna Kendrick, de O Que Esperar quando Você Está Esperando) chega à universidade a contragosto. O sonho dela é ser produtora musical e a faculdade é vista apenas como um obstáculo. Por causa de um pacto com seu pai, ela entra em um grupo de cantoras à capela. É por causa da competição musical que começa o envolvimento romântico de Beca com Jesse (Skylar Astin, de Aconteceu em Woodstock), cantor de um grupo rival.

O musical tem momentos cômicos engraçadinhos, mas o começo do enredo traz valores questionáveis. A protagonista quer abandonar os estudos e reprova canções antigas. Felizmente essas falhas de caráter fazem parte da transformação no desenvolver do roteiro.

A Escolha Perfeita (Pitch Perfect)
Direção: Jason Moore
Roteiro: Kay Cannon
Elenco: Anna Kendrick, Skylar Astin, Ben Platt, Brittany Snow, Anna Camp, Rebel Wilson, Alexis Knapp, Ester Dean, Hana Mae Lee
Duração: 112 minutos
País: EUA

Nota: 5

Infância Clandestina

Um garoto volta à Argentina de forma ilegal durante a ditadura. Seus pais continuam na luta contra o regime totalitário.

O filme consegue explorar o ponto de vista do garoto sobre o tema, como O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias. O problema está no desfecho, que não combina tanto com o restante da fita. Há no roteiro um grande compromisso com a história real, o que complica do lado dramático.

LEIA MAIS:
Entrevista com Benjamín Ávila e Marcelo Müller (SaraivaConteúdo)
Visão Estrangeira: Benjamín Ávila: Dona Flor e Seus Dois Maridos (BRCine)

Infância Clandestina (Infancia Clandestina)
Direção: Benjamín Ávila
Roteiro: Benjamín Ávila, Marcelo Müller
Elenco: Natalia Oreiro, Ernesto Alterio, César Troncoso, Cristina Banegas, Teo Gutiérrez Romero
Duração: 112 minutos
País: Argentina, Espanha, Brasil

Nota: 8

Infância Clandestina foi visto no Festival do Rio 2011.

Na Terra do Amor e do Ódio

Angelina Jolie estreia na direção de longa de ficção com a história de amor entre um militar sérvio e uma artista bósnia quando estoura a Guerra da Ioguslávia. O resultado dessa relação – e do filme – é desastroso.

LEIA MAIS:
Crítica do filme

A Sombra do Inimigo

Um detetive terá o maior desafio de sua carreira: a caçada a um sádico assassino em série. A história de perseguição é boa, mas as falas do filme são forçadas.

LEIA MAIS:
Crítica comparativa com A Última Casa da Rua


Sudoeste

O filme se passa em uma vila isolada onde o tempo parece ter parado, exceto para Clarissa. Em apenas um dia, ela passa de uma garota (Raquel Bonfante, de Chico Xavier), para uma mulher formada (Simone Spoladore, de Luz nas Trevas) e termina como uma idosa (Regina Bastos, de Cafundó).

Aparentemente a fotografia em preto e branco, a história fantástica e a janela de enquadramento ampliada (3.66 : 1) não são suficientes para a produção conseguir ser cult. Para ganhar o status sonhado, todos os diálogos contêm pausas desnecessárias entre as falas. Essa manobra conquista alguns corações, mas para mim parece só prepotência.

Direção: Eduardo Nunes
Roteiro: Guilherme Sarmiento, Eduardo Nunes
Elenco: Simone Spoladore, Raquel Bonfante, Julio Adrião, Dira Paes, Mariana Lima, Everaldo Pontes, Victor Navega Motta, Regina Bastos
Duração: 128 minutos
País: Brasil

Nota: 5

Sudoeste foi visto no Festival do Rio 2011.

A Última Casa da Rua

Elissa se muda para um novo lar e seu vizinho é o único sobrevivente de um massacre ocorrido na casa ao lado. Se algum dos dois fosse um pouco mais inteligente, o filme não existiria.

LEIA MAIS:
Crítica comparativa com A Sombra no Inimigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário