sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Hobbit: Para fãs

 por Guilherme Kroll

Spoilerômetro:  (?)


Há mais de uma década Peter Jackson lançava sua grandiosa versão de A Sociedade do Anel, a primeira parte da trilogia que forma a saga O Senhor dos Anéis, adaptação do clássico moderno de J. R. R. Tolkien. O sucesso da trilogia de filmes foi imenso, talvez ainda maior que o dos livros, sendo coroado com diversos prêmios Oscar e um público estrondoso.

Bom, todo mundo sabe que, se Hollywood faz milhões com uma trilogia, ela quer dobrar os milhões fazendo mais uma. Então o alvo natural foi adaptar para o cinema o romance O Hobbit, livro que Tolkien escreveu antes de O Senhor dos Anéis e que apresentava a maioria dos conceitos que povoariam seu épico. O único problema é que, enquanto O Senhor dos Anéis é composto por três volumes, O Hobbit é um livro só, mais curto que sua continuação e que caberia perfeitamente em um único longa-metragem.


Mesmo assim, Peter Jackson e a produtora MGM encompridaram a história e lançaram este O Hobbit - Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey) como a primeira parte de uma nova trilogia. O filme conta o início da história, indo até mais ou menos a metade da trama original.

Em quase todos os momentos, Jackson monta um espelho perfeito de A Sociedade do Anel, reapresentando o Condado, mostrando uma introdução épica, colocando o hobbit Bilbo (Martin Freeman, de Qual Seu Número?) em uma festa que o leva para uma aventura, combates na floresta, a chegada em Valfenda, um conselho etc.

Portanto, que fique bem claro: o filme é pra quem já gostou dos anteriores, não há surpresas ou novidades. É um filme para fãs. Se você não gostou de O Senhor dos Anéis, não vá ao cinema nem continue lendo esse texto.


Pronto, agora conversando com quem realmente interessa, O Hobbit - Uma Jornada Inesperada é muito legal. Um filme divertido, repleto de ação, aventura e comédia. Um acréscimo importante em relação ao que se viu antes são alguns números musicais. 

Na obra de Tolkien, a música cantada é um aspecto muito importante, e isso foi quase esquecido em O Senhor dos Anéis no cinema. Mas em O Hobbit a cantoria não pôde ser ignorada, mesmo porque Bilbo se sente impelido a partir com os anões após ouvir a música deles sobre Erebor. Essa canção está na narrativa cinematográfica, assim como algumas outras. Até Gollum (Andy Serkis, de Planeta dos Macacos: A Origem) dá uma palhinha.


O elenco de apoio é praticamente o mesmo de O Senhor dos Anéis, até com uma aparição de Elijah Wood (Celeste e Jesse Para Sempre) como Frodo. Entretanto, Martin Freeman, escalado como o jovem Bilbo, é de longe o melhor ator em cena. Ele está simplesmente hilário como o hobbit preocupado no Bolsão que viaja desajeitado em pôneis. Sua atuação ajuda muito a abrilhantar a projeção.

Quanto à polêmica da gravação em 48 ou 24 quadros, não foi possível discernir na exibição para a imprensa, pois a única que vimos foi a de 24. O que ficou claro: O Hobbit é o filme que marcará este fim de 2012.



O Hobbit - Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey)
Direção: Peter Jackson
Roteiro: Fran Walsh, Philippa Boyens, Peter Jackson, Guillermo del Toro
Elenco: Ian McKellen, Martin Freeman, Richard Armitage, Elijah Wood, Hugo Weaving, Cate Blanchett, Christopher Lee, Andy Serkis, Sylvester McCoy
Duração: 169 minutos
País: EUA, Nova Zelândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário