quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O Impossível X A Negociação: Atores opostos

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Estreiam nesta semana no Brasil dois filmes que poderiam ter passado em brancas nuvens pela temporada de premiações, mas foram salvos por seus protagonistas. Cada um recebeu uma indicação ao Globo de Ouro e só. O interessante é que cada intérprete traça um caminho diferente em seu trabalho.

Em O Impossível (Lo imposible), Naomi Watts (J. Edgar) interpreta a mãe de uma família de sobreviventes do tsunami que abalou o Sudeste Asiático no final de 2004. Severamente ferida, Maria fica isolada com seu filho mais velho (Tom Holland) e ambos acham que os demais membros da família estão mortos.

O desafio da atuação de Naomi está em conciliar muitas emoções fortes, ao mesmo tempo em que convence que sua vida corre risco por causa dos ferimentos. Ela precisa mostrar a dedicação materna e o pesar pelas perdas que acredita ter sofrido. No geral, um personagem pelo qual é fácil de torcer.


Já o caso de Richard Gere (Amelia) em A Negociação (Arbitrage) é totalmente diferente, já que ele interpreta um anti-herói. Robert Miller é um empresário que é a imagem do sucesso: milionário e pai de uma família feliz, ele ainda acha tempo para se dedicar a obras de caridade.

O filme denuncia o jogo de aparências da sociedade capitalista. Na verdade, Robert recorre a fraudes para mascarar as enormes perdas de suas empresas. Seu casamento não está tão bem assim e ele mantém uma amante (Laetitia Casta, de Gainsbourg). Para deixar tudo mais interessante, Miller se envolverá em uma investigação criminal.

O triunfo de Richard Gere é conseguir segurar esse complexo personagem. Não podemos torcer cegamente por ele, mas também não se pode perder o interesse pelo filme. Graças a um roteiro competente defendido por um ator inspirado, a mensagem de A Negociação é transmitida.

O Impossível (Lo imposible)
Direção: Juan Antonio Bayona
Roteiro: Sergio G. Sánchez
Elenco: Naomi Watts, Ewan McGregor, Tom Holland, Samuel Joslin, Oaklee Pendergast
Duração: 114 minutos
País: Espanha

Nota: 7

A Negociação (Arbitrage)
Roteiro e Direção: Nicholas Jarecki
Elenco: Richard Gere, Susan Sarandon, Tim Roth, Brit Marling, Laetitia Casta, Nate Parker
Duração: 107 minutos
País: EUA

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário