segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Na Terra de Amor e Ódio: Barreira linguística

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Desde A Paixão de Cristo (2004), o cinema estadunidense vive um empasse. De um lado, a exigência por um grau maior de realismo impede que personagens estrangeiros falem inglês entre si. Do outro lado, a preguiça do público em ler legendas afeta negativamente as bilheterias de filmes falados em outros idiomas. Como já falei no texto sobre Cavalo de Guerra, algumas soluções foram encontradas nesse período.

Em sua estreia atrás das câmeras em um longa de ficção, a atriz Angelina Jolie (O Turista) trouxe uma nova saída para a questão em Na Terra de Amor e Ódio (In the Land of Blood and Honey). Para contar a história de amor entre uma artista bósnia (Zana Marjanovic) com um militar sérvio (Goran Kostic, de Busca Implacável), Jolie gravou duas versões de seu filme: uma nas línguas nativas dos personagens e outra em inglês para agradar os produtores e distribuidores.

O problema está na opção de exibir no Brasil a versão em que todo mundo, como que por magia, decide falar inglês. Para o público local não faz sentido ver esse filme: ou assistimos à cópia dublada em português ou queremos o idioma original. Com isso, as atuações e a autenticidade ficam comprometidas.


Como diretora novata, Angelina toma a decisão inteligente de não aparecer demais. Os enquadramentos e movimentações de câmera são conservadores, mas no geral não comprometem. No entanto, quando seu trabalho como cineasta fica evidente são em momentos infelizes, em que passa dos limites e deixa as cenas cafonas.

O maior problema de Na Terra de Amor e Ódio é o roteiro maniqueísta. Por alguma razão misteriosa, Jolie não chamou qualquer profissional experiente para ajuda-la na confecção do roteiro.

Quando se mostra uma história de amor entre dois representantes de lados distintos de uma guerra, espera-se um panorama mais profundo do combate. Contudo, o que se vê são sérvios maus, maus e maus (exceto e o protagonista, lógico) que maltratam os bósnios sofridos, sofridos e sofridos. É de uma mediocridade que não combina em uma filme para espectadores maduros.


Na Terra de Amor e Ódio (In the Land of Blood and Honey)
Roteiro e Direção: Angelina Jolie
Elenco: Zana Marjanovic, Goran Kostic, Rade Serbedzija, Vanessa Glodjo, Nikola Djuricko, Branko Djuric, Fedja Stukan, Alma Terzic
Duração: 127 minutos
País: EUA

Nota: 3

Na Terra de Amor e Ódio foi visto no Festival do Rio 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário