sexta-feira, 25 de maio de 2012

Diário de Sobral: Dia 2

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Acompanhe a cobertura completa do evento aqui.


Carreira

As atividades começaram hoje no Nossas Américas Nossos Cinemas com uma palestra de Erik Rocha (dir.). Guiado pelo também cineasta Geraldo Sarno, Erik falou de sua formação em Cuba e do processo de criação de cada um de seus quatro longas. Transeunte, seu mais recente trabalho, será exibido amanhã em Sobral.


Vamos falar de docs

A seguir foi a vez da mesa sobre os EnDocXXI, encontros latino-americanos de documentaristas. Como no dia anterior, o argentino Tito Amejeira (esq.) serviu de mediador.

No momento mais político do evento até agora, o cineasta argentino Humberto Ríos fez um histórico de documentários políticos e de seus militantes na América Latina. Ríos relembrou outros encontros semelhantes ao EnDocXXI.

As ideias foram completadas na fala da mexicana Saudhi Batalla. Ela falou das ações propostas nos encontros e dos princípios que norteiam as conversas travadas em tais oportunidades.


Povos originários

Finalmente chegou o momento de falar do cinema produzido pelos povos originários. A mesa composta por Euclio Gende (Equador), Iván Sanginés (Bolívia), Kuyllur Saywa (Equador), Marta Rodríguez (Colômbia), David Palmar (Venezuela) e Divino Xavante (Brasil) foi muito prejudicada. Houve atrasos que se acumulavam na programação desde o começo da manhã.

A isso se somou a decisão de aumentar o número de palestrantes antes programados para participar. No fim, cada um só pode fazer uma breve apresentação.

Só houve tempo para cada membro da mesa dar um panorama da situação em seu país, sem que o público pudesse debater. Se o recorte no tema foi mais definido, se menos pessoas fossem convocadas para subir no palco e se houvesse mais tempo de debate (com o cumprimento dos horários previstos na programação), o evento seria mais enriquecedor.

Um comentário:

  1. Realmente uma pena querer de ultima hora fugir do que esta programado.O evento só tem a perder.

    ResponderExcluir