quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mostra Grande Caribe

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

O programa assistido no evento Nossas Américas Nossos Cinemas (acompanhe a cobertura completa do evento aqui) contém quatro curtas. Como eles não têm títulos oficiais em português são oferecidas suas traduções literais entre parênteses.

Blood (Sangue)

Enquanto se prepara para uma luta, um boxeador (Jason Steed) relembra sua trajetória fora dos ringues. O filme pesa a mão ao tentar abordar técnicas, estéticas e temas demais em um pequeno tempo. Parece mais um videoclipe alongado, o que é uma pena com uma história de grande potencial emotivo.

Direção: Kolton Lee
Roteiro: Ashmeed Sohoye
Elenco: Jason Steed, Alexis Rodney, Michael Smiley, Chris Tummings
Duração: 8 minutos
País: Jamaica, Reino Unido
Nota: 3

Swallow (Engula)

Aqui se vê um maior apuro cinematográfico. Há momentos criativos para contar a história de um jovem estadunidense (Joe Reegan, de A Epidemia) que aceita entrar para o tráfico internacional de drogas para conseguir o dinheiro para bancar a faculdade.

O roteiro traz boas reviravoltas dramáticas e ainda consegue incluir uma crítica latente ao sistema educacional e de saúde dos EUA.

Roteiro e Direção: Frank E. Flowers
Elenco: Joe Reegan, Chaka Forman, Nicholle Ginette, Persephone Apostolou
Duração: 23 minutos
País: EUA
Nota: 7

Una Misma Reza (Uma Mesma Raça)

Já nos créditos se vê que há uma televisão envolvida na produção desse documentário sobre a fé africana em Cuba e em outros países da América Central. Por isso mesmo, o curta parece mais uma matéria jornalística e se ausenta de exibir cenas mais elaboradas esteticamente.

Para o público brasileiro, o filme traz um atrativo a mais. É possível perceber que a fé africana se incorporou nesses países de maneira semelhante à ocorrida por aqui. Portanto, há toda a questão de um povo mestiço que procura sua identidade.

Direção: Jorge Luís Neyra
Duração: 20 minutos
País: Cuba
Nota: 4

Querido Camilo

O melhor curta da sessão foi também o último a ser exibido. O filme conta a trajetória do primeiro soldado a desertar do Exército dos EUA na Guerra do Iraque. Como o personagem é nicaraguense, é possível mostrar a situação dos latinos na terra do Tio Sam e ainda há espaço para denunciar a armadilha militar.

Para conseguir dinheiro para construir seu futuro, muitos imigrantes se alistam nas Forças Armadas. O problema é que os termos do acordo são mudados sempre com o objetivo de explorar o soldado ao máximo.

Além de trazer temas pertinentes, o filme preocupa-se em criar cenas atraentes, com uso de animação e de enquadramentos significativos. A inserção de imagens de arquivo valida o documentário e complementa a experiência.

Roteiro e Direção: Julio Molina, Daniel Ross
Elenco: Camilo Mejia
Duração: 52 minutos
País: Brasil, Costa Rica
Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário