segunda-feira, 28 de maio de 2012

Diário de Sobral: Final


 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Acompanhe a cobertura completa do evento aqui.


Atores militantes

Estava prevista na programação do Nossas Américas Nossos Cinemas uma palestra de Helena Ignez (Luz nas Trevas) sobre sua carreira. Sergio Mamberti (O Olho Mágico do Amor) subiu ao palco com a atriz para ser mediador. As grandes semelhanças nas jornadas e princípios de ambos transformou a apresentação em uma palestra partilhada.

Helena falou sobre o início de seu trabalho, de sua parceria com Glauber Rocha. O discurso seguiu o inevitável caminho da militância política contra a ditadura militar, tema que dominou a apresentação.


Espalhar cinema

Com cerca de 90 minutos de atraso começou a mesa sobre distribuição e difusão. Frederico Machado (centro) serviu de mediador e iniciou a conversa com um breve histórico da Lume Filmes, empresa fundada por ele em São Luís (MA).

Depois Silvia Cruz (centro) falou de suas passagens por diversas empresas do meio cinematográfico até abrir a Vitrine Filmes, distribuidora que aposta em meios alternativos de exibição.

A pesquisadora Isabela Cribari (dir.) dividiu com a plateia alguns dados de seus estudos. Ela comparou a indústria (produção, distribuição e exibição) em quatro países: Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos.

Para dar o ponto de vista dos cineclubistas sobre o tema, Claudino de Jesus (esq.) destacou a importância de encontrar uma forma de contabilizar o público que entra em contato com o cinema nacional fora da sala de cinema comercial. Quando são consideradas as exibições em festivais e cineclubes, o panorama fica mais verdadeiro.


Vítima do atraso

Por causa do atraso acumulado, ainda mais acentuado do que nos demais dias, a última mesa (Nossos desafios para a gestão governamental) não pôde ser plenamente acompanhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário