quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Corvo: Alma de Poe

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Edgar Allan Poe foi um dos mais importantes escritores de terror e mistério. Em sua vida pessoal também existe um enigma que até hoje está insolúvel. Em 3 de outubro de 1849 o autor foi encontrado nas ruas de Baltimore em péssimas condições. Poucos dias depois (em 7 de outubro), Poe morreu de causas desconhecidas.

Muito se especula acerca das circunstâncias que levaram Edgar ao estado deplorável em que foi encontrado: sujo, debilitado e delirante. O filme O Corvo (The Raven) usa esse mistério para contar uma história de suspense e ação que homenageia a obra do escritor.

John Cusack (A Ressaca) interpreta Poe em uma trama totalmente fantasiosa. Um assassino em série está solto pelas ruas de Baltimore e todos seus crimes usam como inspiração a obra de Edgar. Por essa raão, o Detetive Fields (Luke Evans, de Imortais) decide chamar o escritor para ajudá-lo nas investigações.


Logo é revelado que o verdadeiro alvo do plano do vilão é o próprio Poe. Aí começa uma perseguição que testará os limites da sanidade do autor, da mesma maneira como ele desafia a lucidez de seus personagens nos contos de terror.

Nesse clima sombrio, além das referências aos escritos de Poe nas mortes, há diversas oportunidades em que se veem corvos. A ave é o tema do mais famoso poema de Edgar e representa sua alma e sua consciência em diversas cenas do filme.

Se não há fidelidade histórica plena na premissa de O Corvo, a esperança é que o longa incite a curiosidade do público jovem em procurar pela obra de Poe depois de terminada a sessão.


O Corvo (The Raven)
Direção: James McTeigue
Roteiro: Ben Livingston, Hannah Shakespeare
Elenco: John Cusack, Luke Evans, Alice Eve, Brendan Gleeson
Duração: 110 minutos
País: EUA, Hungria, Espanha
Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário