quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Biutiful



Sinopse: Uxbal tem de cuidar sozinhos dos seus filhos com o dinheiro que ele ganha com seus serviços, nem todos legais. Sua ex-esposa tem problemas mentais e ele descobriu ter um câncer terminal.


Ficha Técnica
Biutiful
Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Alejandro González Iñárritu, Armando Bo, Nicolás Giacobone
Elenco: Javier Bardem, Maricel Álvarez, Hanaa Bouchaib, Guillermo Estrella, Eduard Fernández
Duração: 147 minutos
País: Espanha, México


 por Bruno Palma

(Spoilerômetro: )

Biutiful conta a história de Uxbal - interpretado por Javier Bardem -, um pai de dois filhos que lida com uma ex-mulher completamente desequilibrada e com os problemas envolvendo seu arriscado trabalho, ilegal, já que lida com trabalhadores sem autorização de entrada na Espanha, mas ao mesmo tempo com um senso humanitário. A vida de Uxbal começa a ruir por completo quando ele recebe a triste notícia de que está morrendo.

Apesar de trabalhar com aspectos já desenvolvidos em outros de seus filmes - como a dificuldade gerada pela diferença de línguas e culturas de Babel -, em Biutiful, Iñárritu foge do que parecia ser sua fórmula. Dessa vez o diretor mexicano não conta histórias distintas com pontos de conexão entre si.

Ao invés disso, a mesma história carrega uma porção de elementos dos mais diversos, de romance e relação familiar a preconceito, drogas, sexualidade mal resolvida e até um pouco do mundo sobrenatural. Iñárritu poderia muito bem explorar com maior profundidade qualquer um desses vieses, inclusive o estado terminal da doença do protagonista. Se seguisse esse caminho, poderia facimente cair em clichês e acabar transformando seu filme numa cafonice melodramática. A solução foi deixar os elementos ali, só aparentes, sem nenhuma resolução. O resultado é interessante e instigante, já que deixa em aberto uma série de questões.

Não tem como não dizer que o grande trunfo do filme é Javier Bardem. Sua atuação é brilhante e comove, não através de exageros, mas justamente por ser o tempo todo contida, dando uma carga emocional extremamente pesada e sombria a seu personagem. Maricel Álvarez, que faz o papel de Marambra, o complicado par romântico de Uxbal, não fica atrás e chega até a roubar a cena em dados momentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário