segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Inverno da Alma



Sinopse: Ree é uma jovem que tem de enfrentar muitos desafios. Sua mãe tem problemas mentais e Ree cuida sozinha da casa e dos irmãos menores. O pai dela sai da prisão em condicional, mas deixou a casa como garantia. Como ele está foragido, Ree resolve ir atrás dele, apesar de todos alertarem para que ela não se intrometa nesse assunto.


Ficha Técnica
Inverno da Alma (Winter's Bone)
Direção: Debra Granik
Roteiro: Debra Granik, Anne Rosellini
Elenco: Jennifer Lawrence, Shelley Waggener, Garret Dillahunt, Lauren Sweetser, John Hawkes
Duração: 100 minutos
País: EUA


Realidades paralelas
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Uma reclamação frequente com o cinema nacional é a repetição de temas, com muitas tramas em favelas ou no sertão, muitas sobre violência urbana e pobreza. Inverno da Alma (Winter's Bone) fala das classes mais baixas da sociedade, sob um esquema de coronelismo, as pessoas têm suas vidas desperdiçadas pela criminalidade e falta de oportunidades. A diferença é que se trata de uma produção estadunidense, com sua história passada no interior do país, no estado de Missouri.

As semelhanças dos problemas brasileiros com os enfrentados por essa parcela esquecida (de várias formas) do povo dos Estados Unidos são impressionantes. Só por esse aspecto, vale a pena conferir o filme.

Outro ponto alto são as atuações. Jennifer Lawrence (Vidas que se Cruzam) conseguiu catapultar seu nome para o alto escalão de Hollywood com esse trabalho. Com uma performance forte (quase bruta), ela surpreende. Espera-se que ela use as novas opções de trabalho para fazer outros filmes de qualidade.

Outro traço que aproxima Inverno da Alma do cinema brasileiro é o uso de não-atores – algo que os franceses conseguem fazer muito bem. Os amadores passam autenticidade para a dura história a ser contada e alguns oferecem atuações consistentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário