sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Instinto de Vingança



Sinopse: O pai solteiro Terry recebe um transplante de coração. Seu novo órgão faz com que ele tenha problemas relacionados com as misteriosas circunstâncias da morte de seu doador.


Ficha Técnica
Instinto de Vingança (Tell-Tale)
Direção: Michael Cuesta
Roteiro: Dave Callaham
Elenco: Josh Lucas, Lena Headey, Brian Cox, Beatrice Miller
Duração: 93 minutos
País: Reino Unido, EUA


Manobras de lançamento
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Depois de assistir a Instinto de Vingança (Tell-Tale) fiquei com uma dúvida na cabeça: por que esse título não foi lançado diretamente em DVD? Alguns filmes têm esse destino por não apresentarem um grau de qualidade suficiente para se promoverem na tela grande, ou não têm atores famosos em seu elenco para chamar a atenção do espectador. Pois bem, essa fita sofre dos dois problemas e mesmo assim chega ao circuito de cinema. Vai entender!

Para não dizer que o elenco é formado por totais desconhecidos, Lena Headey interpreta a médica que se envolve com o protagonista. Antes disso, a atriz inglesa tinha vivido a rainha em 300 – seu personagem aparecia em cerca de cinco cenas na adaptação da graphic novel. O nome mais expressivo entre os atores desse thriller é Brian Cox (Meu Monstro de Estimação), mas em um papel secundário.

Filmes excelntes sem grandes estrelas existem aos montes, mas não é o caso de Instinto de Vingança. O roteiro parte do princípio nada original de que um transplante de órgão cria um elo entre o doador e o transplantado – mesma premissa de O Olho do Mal e da telenovela De Corpo e Alma.

Depois, o enredo deixa pistas falsas ao acompanhar as investigações dos assassinatos cometidos por Terry. Tudo isso para que o público seja surpreendido no final, mas no filme não consegue escapar de clichês: muitos conseguirão decifrar o enigma antes do planejado. Além disso, tramas adicionais desnecessárias são inseridas para tentar somar dramaticidade.

Para não ficar para trás, o diretor Michael Cuesta (Dexter) carrega a mão em algumas cenas. Nos momentos em que fica evidente o elo entre Terry e o antigo dono do seu coração, a câmera trema, o som se esbalda nas batidas cardíacas e o exagero irrita.

Teoricamente Instinto de Vingança é inspirado no conto “O Coração Delator” de Edgar Allan Poe, mas acho que só falaram isso para ofender o autor e seus fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário