quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Meu Monstro de Estimação





Sinopse: Durante o período da Segunda Guerra Mundial, um solitário garoto encontra um ovo que guarda uma criatura escocesa lendária.



Ficha Técnica
Meu Monstro de Estimação (The Water Horse)
Direção: Jay Russel
Roteiro: Robert Nelson Jacobs
Elenco: Bruce Allpress, Eddie Campbell, Ben Chaplin, Alex Etel
Duração: 111 minutos


 por Guilherme Kroll

(Spoilerômetro: )

O infantil Meu Monstro de Estimação (The Water Horse) pode ser definido como uma boa opção para o clássico programa televisivo "Sessão da Tarde".

O filme, narrado em off por um velhinho escocês para dois turistas visitando o lago Loch Ness, conta a história de um menino que conviveu com a solidão durante o período da Segunda Guerra Mundial após perder o pai. Mas, em companhia de uma criatura lendária celta, o Cavalo d’Água, aprende a sorrir novamente. Na verdade, uma versão para a famosa lenda do Monstro do Loch Ness.

O filme é uma fábula sobre amizade, responsabilidade e lições típicas de filmes infantis. É também uma história de um garoto em busca de um pai e de reatar seu relacionamento com a mãe. Além de ser um filme de fantasia.

A direção é tranqüila, não compromete nem se destaca, do tipo feijão-com-arroz. O mesmo pode se dizer das atuações dos atores mirins. Já os adultos, de um segundo escalão de atores, definitivamente não chamam atenção.

Entretanto, é inevitável notar que o filme é feito totalmente na onda de um ótimo filme de fantasia que fez muito sucesso em 2007, O Labirinto do Fauno. Como todos sabem, é de praxe em Hollywood procurar histórias de sucesso para adaptar ou, quando não é possível fazer isso, copiar descaradamente. Essa segunda opção é o caso de Meu Monstro de Estimação em relação a O Labirinto do Fauno.

As semelhanças são muitas. O período da história é semelhante (Guerra Civil Espanhola e Segunda Guerra Mundial). Tanto Ofélia em O Labirinto do Fauno quanto Angus em Meu Monstro de Estimação são crianças solitárias, órfãos dos respectivos pais, e cujas criaturas mágicas são sua válvula de escape. Em ambos os filmes, tropas de comandantes autoritários estão aquarteladas na casa das crianças. Para terminar, o espanhol do filme mexicano foi substituído por um sotaque escocês no americano.

Outro detalhe, o Loch Ness é um lago de águas escuras e sem saída para o mar. No filme, o lago é retratado com águas límpidas e há saída para o mar.

Assim, Meu Monstro de Estimação é uma opção agradável para se ir com crianças. Mas apenas isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário