sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Terra Deu, Terra Come



Sinopse: Pedro de Alexina, 81 anos, comanda como mestre de cerimônias o funeral de João Batista. Documentário, memória e ficção se misturam para tecer uma história fantástica que retrata um canto do sertão mineiro.


Ficha Técnica
Terra Deu, Terra Come
Roteiro e Direção: Rodrigo Siqueira
Elenco: Pedro de Alexina
Duração: 88 minutos
País: Brasil


Riquezas nacionais
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

A fama brasileira de ter memória curta parece encontrar remédio na nossa cinematografia. Grandes nomes das nossas artes encontram registro eterno em documentários. Em Terra Deu, Terra Come o objeto de estudo é a cultura do interior de Minas Gerais, que mistura elementos africanos à fé cristã.

O documentário acompanha um funeral e todas as etapas do ritual são apresentadas com riqueza de significados e misticismos. O evento é apenas um pretexto para retratar toda a riqueza da região, em mais de um sentido do termo. Muitos dos personagens do filme já tiveram fortunas em suas mãos pelo garimpo de diamantes, mas botaram tudo a perder.

Além da riqueza mineral, a cultural é a mais importante que se vê na fita. As cantorias que acompanham o cortejo fúnebre correm o risco de se perder, já que poucos homens como Pedro de Alexina ainda estão vivos.

Só por esse motivo, já é mais do que justificável a existência de Terra Deu, Terra Come. Mas Rodrigo Siqueira não se contenta apenas com o protocolar, o criativo realizador preocupa-se em fazer um filme interessante, instigante e, acima de tudo, riquíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário