segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Piranha



Sinopse: Um tremor abre uma caverna embaixo do Lago Vitória e libera um cardume de piranhas agressivas. A região está recebendo uma grande quantidade de estudantes de férias, o que traz mais potenciais vítimas para os peixes assassinos.


Ficha Técnica
Piranha
Direção: Alexandre Aja
Roteiro: Pete Goldfinger, Josh Stolberg
Elenco: Elisabeth Shue, Jerry O'Connell, Steven R. McQueen, Jessica Szohr
Duração: 88 minutos
País: EUA


Trash puro
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: ultimo parágrafo)

Um filme de terror em que o perigo está em peixes sanguinários, com Richard Dreyfuss no elenco. O leitor pode pensar que se trata de Tubarão (1975), mas na verdade é o remake do menos conhecido – e menos conceituado – Piranha (1978). A referência não é acidental, já que o ator até cantarola a mesma música que estava na cena do clássico dirigido por Spielberg. Dreyfuss resolveu usar a situação para o bem e doou seu cachê de US$ 50.000 para caridade.

Não é apenas em Tubarão que Piranha apoia-se para atrair fãs de outras franquias. Christopher Loyd interpreta um papel que é claramente baseado em Doc de De Volta para o Futuro (1985). Ele vive um especialista em peixes que aparece do nada para explicar a periculosidade das piranhas pré-históricas que causam o terror no Lago Vitória.


A nova versão do filme é lançada em 3D e a pirotecnia impera. Piranhas pulam na direção da tela e as cenas exploram os cenários subaquáticos para criar profundidade. Os efeitos visuais são toscos demais e assistir a essa produção em 2D será uma experiência muito mais risível do que assustadora.

O roteiro é praticamente uma lista interminável de fatores que só servem para piorar a situação dos personagens. As piranhas do filme são muitíssimo mais agressivas do que as que podem ser encontradas no Pantanal. Elas resolvem aparecer em um lago que costuma ficar apinhado de gente durante as férias de primavera. Adivinha quando o acidente geológico que liberta dos peixes dentuços acontece? Exatamente quando um monte de garotos malhados e moças siliconizadas de peito de fora mergulham no lago, formando uma verdadeira sopa humana.

Essa escalação tenebrosa de fatores segue até a última cena, que dá o gancho para a sequência, agendada para 2012.

3 comentários:

  1. Spoiler alert!!!!
    Achei o final muito tosco, tipo, aguentei o filme pq sou fã do Aja e a proposta trash do filme me agradou, kkk
    Mas podiam ter deixado aquele final pro Mega-tosqueira-master Mega piranha!

    ResponderExcluir
  2. [SPOILER]



    "Se esses são os filhotes, onde estão os pais?"
    Daí o cara é atacado por uma piranha gigante e o filme, subitamente, acaba.
    Ri pra caralho.

    ResponderExcluir
  3. o filme, realmente, tem o nome certo, porque literalmente fala sobre piranhas..... XD

    ResponderExcluir