segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Profeta



Filme exibido no Festival Varilux de Cinema Francês.


Sinopse: Malik é preso por agredir um policial. Na cadeia, ele se vê obrigado a se unir aos membros da máfia de Córsega para sobreviver.


Ficha Técnica
O Profeta (Un prophète)
Direção: Jacques Audiard
Roteiro: Thomas Bidegain, Jacques Audiard
Elenco: Tahar Rahim, Niels Arestrup, Adel Bencherif, Hichem Yacoubi
Duração: 155 minutos
País: França, Itália


Jogos entre prisioneiros
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Um dia, quando o diretor Jaques Audiard estava participando da exibição de um filme para presidiários, ele decidiu que aquele tipo de instalação seria o cenário de seu próximo trabalho. Assim foi dado o primeiro passo para a produção de O Profeta (Um prophète), que usa o potencial da cadeia para criar situações-limite para seus personagens.

O primeiro problema, no entanto, está no título. As tais profecias só começam depois de muito tempo de filme e não chegam a ser um traço marcante no enredo como um todo. É claro que esse elemento pode gerar discussões entre os espectadores, uma vez que sua natureza não é explicada, mas está longe de ser o tema central da produção ítalo-francesa.

Diversas formas de poder são apresentadas na história e é aí que o roteiro é mais interessante. Uma dessas maneiras de controlar as situações está no poder da comunicação, com diálogos em francês, árabe e corso. O único personagem que consegue transitar entre os três idiomas é o protagonista, e ele tira proveito dessa característica. Quem está mais ligado na questão lingüística terá alguma dificuldade em diferenciar qual idioma está sendo falado, uma vez que há sotaques carregados e eles mudam de língua em uma mesma conversa sem qualquer cerimônia.

Há então um jogo de poder e planos criminosos que formam uma trama bem complicada de se acompanhar. Novos e importantes personagens surgem e a edição trata de deixá-los bem marcados colocando o nome deles em letreiros. Mesmo assim, é necessária uma boa dose de concentração para acompanhar todos os detalhes do longa.

2 comentários:

  1. Dude, assisti a esse filme na sexta passada e amei! E olha que nem gosto muito de filme de prisão. É impressionante como o ator que interpreta o Malik trabalha bem, como ele consegue mostrar bem a transformação de um garoto assustado em um senhor do crime. Muito bom.

    ResponderExcluir