quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Dia da Saia

Filme exibido no Festival Varilux de Cinema Francês.

Sinopse: Sonia encontra um revólver na mochila de um aluno enquanto tenta dar aula de francês. Um tiro acidental acerta de raspão a perna do rapaz. Sonia, cansada das pressões de seu trabalho, faz alguns estudantes de refém.


Ficha Técnica
O Dia da Saia (La journée de la jupe)
Roteiro e Direção: Jean-Paul Lilienfeld
Elenco: Isabelle Adjani, Denis Podalydès, Yann Collette, Nathalie Besançon
Duração: 87 minutos
País: França, Bélgica


Medidas extremas
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Com Entre os Muros da Escola é possível perceber que, apesar de terem estruturas muito melhores, o sistema educacional francês enfrenta alguns problemas bem semelhantes aos encarados pelos professores brasileiros. Com O Dia da Saia (La journée de la jupe) O cinema francês volta a abordar o assunto, dessa vez explorando uma situação mais extrema, que combine melhor em um thriller.

Quando esse tipo de filme fica restrito a um cenário limitado, o desafio do realizador é manter a atenção do espectador e não deixar a fita tediosa. Exemplos positivos nesse formato não faltam no cinema estadunidense: Por um Fio (2002) e O Quarto Poder (1997) são alguns deles.

A produção francesa traz elementos novos à história constantemente para manter o frescor e surpreender o público. O problema está na ânsia excessiva de renovar o conflito e o resultado soa forçado. Em alguns momentos, novas revelações parecer tiradas do nada. O que salva a dramaturgia é o oportunismo de abordar diversas questões sociais delicadas (machismo, educação, direito ao credo,...) em uma mesma história.

É preciso, contudo, parabenizar o trabalho de direção de atores. Eles são os principais responsáveis em equilibrar o enredo no fio da navalha o tempo todo. Mesmo com as deficiências que sofre o roteiro, há uma constante curiosidade em saber o término da situação apresentada em O Dia da Saia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário