Sinopse: Fanny é uma aspirante a estilista que mora com sua mãe e irmãos mais novos no início do século XIX. Em um verão ela conhece o poeta John Keats e os dois se apaixonam.
Ficha Técnica
Brilho de uma Paixão (Bright Star)
Roteiro e Direção: Jane Campion
Elenco: Abbie Cornish, Ben Whishaw, Paul Schneider, Kerry Fox
Duração: 119 minutos
País: Reino Unido, Austrália, França
Características românticas
por Edu Fernandes
(Spoilerômetro: •)
Pelas pistas que são dadas pela sinopse, é previsível o que se verá em O Brilho de uma Paixão (Bright Star). Com a protagonista envolvida com moda, os figurinos são bonitos e ousados, abusando de cores diferentes do que se espera para a época em que a trama se desenvolve. Muitos babados e chapéus estilosos agradarão os olhos de quem curte reparar nas vestimentas.
John Keats é considerado um dos últimos grandes poetas românticos ingleses e a história de sua vida retrata bem o movimento artístico que ele representa. Desacreditado de seu próprio talento, viveu um amor avassalador por Fanny Brawne. Sofreu uma doença respiratória crônica e morreu jovem, antes do reconhecimento artístico, como boa parte dos escritores da época.
O filme permite-se alterar alguns acontecimentos da vida do autor para aumentar a carga romântica de Brilho de uma Paixão. Keats teve um caso com outra mulher durante o período retratado pelo filme, mas tal relacionamento foi totalmente ignorado no roteiro. Outras mudanças existem, mas se pode dizer que a fita é fiel apenas na essência dos fatos.
Versos escritos por Keats são entoados pelo poeta durante a fita. O roteiro aproveita a ocupação do protagonista e coloca na boca de alguns personagens falas que também parecem versos líricos e trazer mais romantismo ainda para a história. Outro elogio a ser feito deve ser direcionado à atuação de Paul Schneider (Por uma Vida Melhor): ele consegue comover a plateia a odiar Sr. Brown, um escritor que trabalha com Keats e atrapalha seu amor com Fanny.
Quem devora romances e poemas românticos não pode perder Brilho de uma Paixão. Quem não é fã do estilo precisa achar outra opção.
Dudeshop:
• Livro Nas Invisíveis Asas da Poesia, de John Keats (Ed. Iluminuras)
Nenhum comentário:
Postar um comentário