sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Golpista do Ano



Sinopse: Baseado em uma história real, Steven Russell é um homem com um talento: dar golpes. Ao longo de sua vida, Russell conseguiu bolar diversos tipos de fraudes, que enganaram até mesmo o sistema penitenciário e Corte americanos. Boa parte desses golpes foi executada para conseguir manter seu romance com Philipp Morris, um homem que conheceu na prisão.


Ficha Técnica
O Golpista do Ano (I Love You Phillip Morris)
Roteiro e Direção: Glenn Ficarra, John Requa
Elenco: Jim Carrey, Ewan McGregor, Leslie Mann, Rodrigo Santoro
Duração: 102 minutos
País: EUA, França

 por Flávia Yacubian

(Spoilerômetro: )

O Golpista do Ano (I Love You Phillip Morris) começa com um aviso bem enfático de que a história a seguir realmente aconteceu. Se este aviso ficasse para o final, deixaria muitos incrédulos, dando parabéns aos roteiristas pela criatividade.

O que mais impressiona no filme é realmente este fato: ter ocorrido na vida real e não só nas telas. O que aumenta os méritos do ótimo elenco. Nunca é fácil interpretar personagens reais, por mais milaborantes que tenham sido suas vidas. McGregor se destaca, o que já era de se esperar, mas Jim Carrey também não decepciona.

Que fique claro que este não é um filme de comédia, muito menos um filme de comédia do Jim Carrey. Quem ama o estilo do ator como comediante, e espera algo semelhante, pode se decepcionar. Quem o odeia, terá uma grata surpresa. Principalmente quem considera as atuações dramáticas do autor forçadas e superficiais. O personagem é, sim, cômico, mas também ambíguo, um verdadeiro anti-herói, mas surpreendentemente. Carrey consegue encará-lo sem transformá-lo em uma persona cômica. Ele dá ao personagem exatamente a atuação que ele necessita. O adjetivo “histriônico”, usado para caracterizar Steven Russell por outro personagem, em um de seus golpes, não descreve a atuação de Carrey, como poderia ser dito em diversos outros filmes seus.

Mas, apesar da história dar um bom filme, os roteiristas (que também são os diretores) proporcionaram um filme que prende a atenção do espectador, faz ele cair no “golpe” da história e contou quase tudo sobre Russell sem pudores e moralismo. Então, dois avisos! Primeiro: quem ainda não souber nada sobre Russell e Morris e não quiser saber de spoilers, não leia nada sobre a vida deles antes de ir ao cinema. Segundo: o filme trata de temas polêmicos abertamente, e espera essa mesma mente aberta do público, se o espectador não estiver disposto a colaborar com isso, nem passe perto.


Dudeshop:
• Livro Eu Te Amo, Phillip Morris; de Steve McVicker (Ed. Planeta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário