sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Abraço Corporativo




Sinopse: Ary Itnem é um consultor que defende a prática do abraço entre colegas de trabalho para aumentar a produtividade nas empresas. Ele dá entrevistas para vários veículos de imprensa, mesmo sendo um personagem fictício.



Ficha Técnica
O Abraço Corporativo
Roteiro e Direção: Ricardo Kauffman
Elenco: Leonardo Camillo
Duração: 75 minutos
País: Brasil


Fontes nada apuradas
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Como aumento do número de meios de comunicação, é de se esperar que os jornalistas tenham possibilidades maiores de apurar suas fontes. Por outro lado, essa mesma abundância de mídias exige que os profissionais de imprensa entreguem reportagens a toque de caixa. Com isso, a autenticidade do que se publica fica comprometida.

Usando o fênomeno dos vídeos virtual para ganhar visibilidade, o documentário O Abraço Corporativo mostra como é possível criar um factoide e aparecer em grandes veículos de comunicação, entre eles emissoras de rádio e programas televisivos. Para que isso aconteça, o tal consultor Ary Itnem passa por um intenso treinamento para convencer seus entrevistadores.

Com uma trilha musical bacana e dando espaço para grafismos eletrônicos, o documentário tem uma linguagem moderna que facilita a apreensão de sua mensagem. Para que o discurso seja válido, o filme lista importantes depoentes de diversos setores da sociedade. Jornalistas renomados, professores universitários e pesquisadores convivem lado a lado na tela para formar um parecer dos deveres do jornalista e como a rotina enlouquecida das redações atrapalha o pleno desempenho das funções e do papel social desses profissionais.

O Abraço Corportativo é uma obra imperativa não só para jornalistas, mas para todas as pessoas envolvidas com comunicação. Se for utilizado em aulas de faculdade ou em treinamento sobre ética profissional, o documentário terá novas repercursões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário