quarta-feira, 9 de junho de 2010

8 Vezes de Pé

Filme exibido no Festival Varilux de Cinema Francês.

Sinopse: Elsa está tendo dificuldades em manter as contas em dia. Sobrevive de diversos bicos, mas precisa de um bom emprego para rearrumar sua vida e se aproximar de seu filho, que vive com o ex-marido.


Ficha Técnica
8 Vezes de Pé (8 fois debout)
Roteiro e Direção: Xabi Molia
Elenco: Julie Gayet, Denis Podalydès, Mathieu Busson, Kevyn Frachon
Duração: 103 minutos
País: França


Jeitinho francês
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Por mais que pensemos em Paris como a Cidade Luz, onde o romance pode acontecer em qualquer esquina; a capital francesa tem uma periferia com habitantes reais. O filme 8 Vezes de Pé (8 fois debout) retrata essa parcela esquecida da sociedade parisiense.

A crise financeira mundial até pode ser o motivador para a realização dessa fita, mas percebe-se que seus personagens estão em dificuldade desde antes de os bancos quebrarem. Parte da culpa pode ser depositada sobre eles mesmos, que por vezes se candidatam a empregos muito além de seus currículos.

As cenas de entrevistas de emprego são bem interessantes, mostrando que o jogo de perguntas e respostas é bem parecido com o que acontece em escritórios em outras grandes cidades do mundo. A luta pela sobrevivência de Elsa é o que mantém o filme em movimento, muitas vezes com ela se envolvendo em pequenos tranbiques.

8 Vezes de Pé é mais um exemplo do contemporâneo cinema europeu sobre o nada. Por isso, é muito fácil entediar-se com a situação da protagonista, que parece estar longe de se resolver. No começo do filme, há uma expectativa positiva com um colorido empolgante nos créditos iniciais embalado por uma canção animada. No entanto, o clima não se segura e o desfecho é bem xoxo, como a maioria dos outros titulos desse gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário