sexta-feira, 11 de junho de 2010

Esquadrão Classe A





Sinopse: Quatro militares procuram limpar seus nomes com o Exército. Eles foram acusados de assassinar um general.



Ficha Técnica
Esquadrão Classe A (The A Team)
Direção: Joe Carnahan
Roteiro: Joe Carnahan, Brian Bloom, Skip Woods
Elenco: Liam Neeson, Bradley Cooper, Jessica Biel, Quinton Jackson, Sharlto Copley, Patrick Wilson
Duração: 125 minutos
País: EUA


 por Guilherme Kroll

(Spoilerômetro: )

Entre 83 e 87 o Esquadrão Classe A (The A-Team) resolveu diversas missões em 97 episódios para lá de divertidos, que traziam como principal destaque Mr. T como B.A. Baracus. Mais de 20 anos após o fim da série, Hollywood resolveu revivê-la em mais uma adaptação cinematográfica e o resultado é igualmente divertido. 

Nos quatro papéis principais entram Liam Neeson, Bradley Cooper, Quinton 'Rampage' Jackson (no papel que originalmente foi de Mr. T) e o hilário Sharlto Copley. Para o papel de mocinha foi escalada a cara bem tratada por plásticas de Jessica Biel, que é maravilhosa, mas as outras gostosas do filme que são as conquistas do personagem Face, chamam mais atenção. 

O longa é, tal qual a série que o originou, uma boa mistura de ação e comédia. Ação de primeira linha e comédia mediana, mas que garante algumas risadas. 

O roteiro e a edição ágil trazem certa complexidade a um filme em que o mote é tiroteio e explosões. Há reviravoltas e uma complexa trama envolvendo a Guerra do Iraque, os rangers, a CIA, fugas de prisão, entre outras coisas.  

A maior ironia do filme, entretanto, reside na sequência no cais, na qual o Esquadrão Classe A não hesita em destruir tudo ao seu redor para tentar deter os malfeitores. Impossível comparar com a paródia Team America, de Matt Stone e Trey Parker. Parece notório que o cinema de ação hollywoodiano reflita que o que importa para os norte-americanos é deter malfeitores e terroristas, custe o que custar. 

E para os desavisados fica a dica: não saia antes dos créditos finais! Há duas cenas escondidas lá. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário