quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Coco antes de Chanel

por Carla Bitelli

Sinopse: Cinebiografia de Gabrielle Bonheur Chanel, estilista francesa que revolucionou a moda do início do século XX, criadora da marca Chanel.


Spoilerômetro:

Ficha Técnica:
Coco antes de Chanel (Coco avant Chanel)
Roteiro e Direção: Anne Fontaine
Elenco: Audrey Tautou, Alessandro Nivola, Benoît Poelvoorde
Duração: 105 minutos


E depois?

Biografias são sempre complicadas e os realizadores (seja um livro ou um filme) podem cometer vários pequenos erros que comprometem a obra. Um deles é, por exemplo, impregnar a biografia de fanatismo pela obra do biografado. Outro é recortar demais um período de vida. Um terceiro é reduzir fatos e torná-los causais. Coco antes de Chanel (Coco avant Chanel) tem esses dois últimos.

O início mostra a dura vida de Gabrielle e sua irmã num internato. (Aqui faço uma nota: a legenda insiste em chamar de orfanato, mas a biografia da artista prova que o pai deixou as filhas no internato após a morte da mãe delas.) A seguir, as irmãs tentam buscar uma vida digna como artistas, mas não são bem-sucedidas. O interessante deste trecho é descobrir como Gabrielle se tornou Coco.

Quando se vê sozinha, Coco decide se mudar: vai até a casa de um comerciante que conhecera, onde passa a morar e a conhecer a alta sociedade francesa. Nessa etapa, Coco se apaixona pelo inglês Arthur Boyle. Seu romance, no entanto, tem final triste.

O problema da obra é reduzir à genialidade de Coco a uma rebeldia injustificada. A narrativa leva o espectador a crer que sua sobriedade na moda (o uso de calças e de preto) é antes um capricho que uma contestação da posição da mulher na época. Ainda, há uma supervalorização do amor entre Coco e Boyle, como se fosse essa a única motivação dela para criar sua linha que se tornaria uma das mais famosas e influentes do mundo. Como em Amor e Inocência, cinebiografia de Jane Austen, é preciso ver o filme com uma certa reserva, sem tomá-lo como uma reprodução fiel da verdade.

Audrey Tatou é carismática e interpreta Coco excelentemente. O envelhecimento da personagem (mais amadurecimento) é retratado menos com maquiagem e mais com atuação.

O ponto alto da obra é a trilha musical, assinada por Alexandre Desplat (Julie & Julia). Ela é marcada e combina perfeitamente com o filme.

Por fim, o grande problema de Coco antes de Chanel é justificado pelo título: ao restringir a biografia até o momento antes da marca Chanel, não mostra o trabalho de Coco na criação da marca, que certamente é algo que os entusiastas pela estilista procuram.

Mesmo assim, o filme é imperdível. Um retrato de uma mulher além de seu tempo, que revolucionou a moda e, com isso, o papel da mulher na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário