segunda-feira, 29 de abril de 2013

Doméstica: Documentário socrático

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


O filósofo grego Sócrates acreditava que todo indivíduo tinha dentro de si o conhecimento, mas que precisava de estímulos para aflorar. Aparentemente, essa é a postura adorada por Gabriel Mascaro (Avenida Brasília Formosa) em seus documentários.

Em Doméstica, ele pediu para que jovens espalhados pelo Brasil registrassem a rotina, a vida, os pensamentos, os princípios e os conflitos de suas empregadas domésticas. A intervenção de Mascaro se dá na orientação e montagem, mas os cinegrafistas filmem o que (e como) bem entenderem.

Mesmo assim, há uma tentativa clara de inferência mínima. Ao deixar que cada família tenha um episódio independente, não se força as comparações inerentes a uma edição paralela. As comparações devem ocorrer na cabeça do espectador e por iniciativa própria.


Com o filme, a plateia ganha um maior repertório para analisar a situação das empregadas domésticas no Brasil. Esse debate anda acalorado recentemente pelas novas leis que garantem direitos trabalhistas a esses profissionais.

Trata-se de um passo adiante do que Mascaro ofereceu com Um Lugar ao Sol (foto ao lado), sobre moradores de coberturas. Neste caso, ele conduzia as entrevistas e comandava a câmera. No entanto, a filosofia de deixar os depoentes mostrarem por si mesmos as contradições e conflitos já era adotada.

No final da sessão de Domésticas, saímos com mais perguntas a serem respondidas sobre o assunto. Isso porque Gabriel escolheu muito bem seus personagens, que ilustram a diversidade de situações de famílias brasileiras.


Doméstica
Roteiro e Direção: Gabriel Mascaro
Elenco: Dilma dos Santos Souza, Flávia Santos Silva, Helena Araújo, Lucimar Roza, Maria das Graças Almeida, Sérgio de Jesus, Vanuza de Oliveira
Duração: 75 minutos
País: Brasil

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário