quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Resident Evil 5: Particularidades

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A adaptação de videogames para o cinema sempre foi um desafio para roteiristas. Como transformar histórias que só servem de suporte para jogabilidade em uma narrativa decente? Se Resident Evil 5 – Retribuição (Resident Evil: Retribution) não tem o roteiro mais original do mundo, merece elogios por conseguir encaixar elementos dos games na história do longa.

Dessa vez, Alice (Milla Jovovich, de Os Três Mosqueteiros) acorda dentro de um grande complexo da Umbrella Corporation. Ela terá a ajuda de aliados do passado para escapar do local – aparentemente tudo o que ela viveu nos filmes anteriores não passa de sonho.

Até chegar a saída, ela terá de passar por cidades cenográficas onde acontecem testes com o T-Vírus. Cada um desses locais (Nova York e Moscou, por exemplo) funciona como uma fase do jogo.


Como nos filmes anteriores, há clones por toda parte. Assim, a franquia consegue “ressuscitar” alguns personagens e presentear os fãs da série. Essa receita de grande reunião já provou ter bons resultados em Velozes e Furiosos 5.

Já no paralelo com o mundo dos games, a presença de clones funciona como aquelas fases em jogos de tiro (especialmente os FPS) em que há infinitos inimigos. Ordas e mais ordas de zumbis e outros combatentes podem ser colocados em cena com uma justificativa minimamente plausível. Aliás, é aconselhável ater-se apenas ao minimamente plausível no enredo.

Como na aventura anterior, os efeitos 3D estão afinados e bem posicionados. As cenas de ação são eletrizantes e parece estar diante de um videogame. Só se espera que a repetição não seja sinal de cansaço da franquia.


Resident Evil 5 – Retribuição (Resident Evil: Retribution)
Roteiro e Direção: Paul W.S. Anderson
Elenco: Milla Jovovich, Sienna Guillory, Michelle Rodriguez, Aryana Engineer, Bingbing Li, Boris Kodjoe . Johann Urb, Oded Fehr
Duração: 95 minutos
País: Alemanha, Canadá

Nota: 6

6 comentários:

  1. Mas uma coisa não confundam esse filme com a historia do jogo, no game a historia é muito melhor, mais detalhada e mais rica em conteúdo, eles acabaram com todo o sentido de todo o jogo.

    ResponderExcluir
  2. Já faz um bom tempo que a indústria dos games passou a dar maior atenção para a trama, colocando-a , muita vezes , no mesmo patamar de atributos técnicos , como a jogabilidade e os gráficos .

    Não que os games do tempo da vovó não tinham história (até Super Mario do Nitendinho tem uma ) , mas do final dos anos 90 pra cá , seus roteiros tem ficado cada vez mais … cinematográficos! E como o próprio cinema há tramas pra todos os gostos .

    Horror , épico , drama , ação , aventura …. A indústria importou os gêneros e subgêneros clássicos do cinema (que por sua vez importaram da literatura ) e enriqueceu seus jogos . Algo que sem dúvida (ao lado melhorias tecnológicas ) foi um dos principais fatores para que a indústria dos games se tornasse a maior geradora de lucros no ramo do entretenimento.

    E se não bastasse uma boa história , há um investimento cada vez maior na construção de personagem , na trilha sonora e , principalmente, na ambientação, fazendo como que muitos games não devam nada a grandes filmes .

    “Ahh , se os games tem um história tão boa assim , por quê a maioria das adaptações para o cinema são uma merda ?”

    O problema não são os games e sim quem os adapta .Esperar que Uwe Boll(que adora adaptar games para o cinema) ou Paul W.S. Anderson (diretor da franquia Resident Evil) façam algo bom é o mesmo que acreditar que o Corinthians vai ganhar a libertadores. Mas tenho certeza que um God Of War da vida nas mãos certas daria um excelente filme .

    Ainda sim , parece que a indústria cinematográfica passou a olhar os games como mais carinho .Prova disso é que o WGA , prêmio do Sindicato dos Roteiristas de Hollywood, passou a contar, desde o ano passado , com uma categoria que premia o jogo com melhor roteiro. Talvez eles tenham percebido que um grande roteirista de games de hoje , pode ser o grande roteirista de cinema de amanhã .

    ResponderExcluir
  3. E parem de falar bobagens, muitos games hoje tem historia tão brilhantes quanto filmes exemplo: o game Heavy Rain é um thriller dramático estilo film noir, centrado em quatro protagonistas envolvidos com o mistério do assassino do Origami, um serial killer que usa longos períodos de chuva para afogar suas vítimas.

    ResponderExcluir
  4. Conquistar o respeito como arte elevada é um desafio que leva tempo. É preciso superar o preconceito contra o novo e é preciso que o novo mostre a que veio. Não é só o videogame que luta por reconhecimento. Muita gente acha que fotografia não é arte. Histórias em quadrinho, então, que absurdo! Da televisão nada se aproveita segundo os tradicionalistas. Para piorar, tem gente que separa as manifestações artísticas em grande arte e artes menores. Convenhamos, existe arte em toda parte. Arte é tudo que chamamos de arte e geralmente é aquilo que nos diz algo sobre a experiência de ser humano. A capacidade de gerar beleza, pensamento e sentimento não é exclusividade de meia dúzia de formas tradicionais de expressão. Arte pode existir no design de um carro, na proteção de tela do computador e na roupa que vestimos. Quem não vê isso, é porque não leva jeito para artista, nem para crítico.

    ResponderExcluir
  5. Os games criam mundos artificiais que podem ter uma ligação de verossimilhança com o mundo real. Ao contrário de um romance que tem enredo único, o game admite várias trajetórias narrativas, o que não quer dizer que seja aleatório. As opções são controladas por quem desenvolveu o game. Games coletivos como o World of Warcraft nos remetem à mitologia, a categorias antropológicas, mesmo que pareçam ingênuos aos pseudo intelectuais.

    ResponderExcluir
  6. E tem vários games com historias até mais profundas que vários filmes, como o game Mass Effect, Na trama você assume o controle de um soldado de elite chamado Shepard, que é mandado em missões de exploração pela galáxia em uma nave espacial, chamada Normandy.O clima do jogo é espetacular , uma mistura de Star Trek com Blade Runner. E me faz pensar que os roteiristas desse game poderiam criar uma trama bem mais interessante para nova trilogia de Star Wars .

    ResponderExcluir