sábado, 1 de setembro de 2012

Comunicurtas: Mostra Brasil

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Para acompanhar a cobertura completa do Comunicurtas, clique aqui.

Hempocrisy

Tenho assistido a alguns documentários com o tema maconha e a lei, como Esperando para Fumar. Confesso que fiquei preocupado em sentir redundância ao ver o curta. Felizmente meu receio provou-se infundado.

A produção pernambucana traz um viés diferente, mais político e social. Com entrevistas realizadas no Brasil e na Holanda, traça-se um comparativo. De um lado, um país com número de mortes violentas comparáveis a localidades em guerra. Do outro, uma nação que tem o menos índice de mortes por consumo de drogas pesadas. Uma questão para se pensar.

Roteiro e Direção: Maria Aline Moraes
Elenco: -documentário-
Duração: 20 minutos
País: Brasil

Nota: 7

Jus

A tela divide-se em dois para prestar um merecido tributo ao jegue. Na metade esquerda se vê um carroceiro que serve como mestre de cerimônia em plano-sequência (sem cortes). À direita, o documentário propriamente dito se desenrola. Essa marcação na tela emula a forma como um jegue vê o mundo.

O filme é especialmente instrutivo para espectadores que moram fora do Nordeste. As informações nele contidas são raras mais para o sul do país. O tema é importante nos aspectos social, histórico e ambiental; tratado pelo curta com respeito e de maneira a envolver o espectador.

Roteiro e Direção: Marcelo Didimo
Elenco: -documentário-
Duração: 18 minutos
País: Brasil

Nota: 7


Trocam-se Bolinhos

Pessoas viciadas em uma boa narrativa ficam especialmente satisfeitas quando uma história aparentemente banal fala tando. Uma confeiteira (Sissi Venturin, de 3 Efes) tem seu casamento cancelado em cima da hora e decide doar os bolinhos que seriam consumidos na celebração. Em troca, ela pede apenas que as pessoas contem um pouco de suas vidas.

Com tal proposta, a produção fala alto e com delicadeza sobre a solidão do homem contemporâneo. Essa antítese de sensações se estende. Poucas vezes se vê uma narrativa positiva com aspectos tão tristes, que faz o espectador sentir o peito mais leve ao mesmo tempo que luta contra lágrimas.

Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida
Roteiro e Direção: Denise Marchi
Elenco: Sissi Venturin, Ricardo Fogliato
Duração: 15 minutos
País: Brasil

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário