quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cosmópolis: Meu querido banco

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Recentemente, no texto sobre Bel Ami, falei sobre a preferência de Robert Pattinson por personagens que não causam simpatia no público. Em Cosmópolis (Cosmopolis), ele continua essa tendência, mas agora dirigido por um cineasta de renome: David Cronenberg (Um Método Perigoso).

O personagem odiável da vez é um grande investidor financeiro. Ele quer atravessar Nova York em sua limousine para cortar o cabelo. No caminho, tem diversos encontros dentro do veículo. As figuras que entram no carro são a armadilha de Pattinson. Todos são mais interessantes e simpáticos do que o protagonista.

Para completar, esses personagens são vividos por atores mais talentosos do que Pattinson. A maioria deles só participa do filme em uma única sequência e ficamos com saudades deles, ao mesmo tempo em que não damos a mínima para o anti-herói.


Cosmópolis tenta fazer um retrato da ordem do dia do mercado financeiro. Enquanto as ruas são tomadas por protestos contra um sistema injusto, os beneficiados pelas regras do jogo se protegem em seus escritórios (a limousine).

O carro também serve como metáfora para o sistema podre, já que vai gradativamente se deteriorando conforme o filme avança. Se têm mais dinheiro do que conseguem gastar, esses ricaços não parecem conhecer a alegria de um churrasco na laje,já que gastam tanta energia na especulação de mercado e preocupações profissionais.

No final das contas, a presença de Pattinson no elenco só é importante no cartaz do longa. Da mesma maneira que ninguém assiste a A Praça É Nossa por causa de Carlos Alberto de Nóbrega, Cosmópolis vive em função de seus personagens secundários.


Cosmópolis (Cosmopolis)
Roteiro e Direção: David Cronenberg
Elenco: Robert Pattinson, Juliette Binoche, Sarah Gadon, Mathieu Amalric, Jay Baruchel, Kevin Durand, Emily Hampshire, Samantha Morton, Philip Nozuka
Duração: 109 minutos
País: França, Canadá, Portugal, Itália

Nota: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário