sábado, 1 de setembro de 2012

Comunicurtas: Mostra Tropeiros de Bomborema

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Para acompanhar a cobertura completa do Comunicurtas, clique aqui.


De Ciências e Afetos

Um estudante tenta aprovar um projeto de mestrado. Essa premissa corriqueira é usada para criar um curta muito bem-humorado sobre o mundo acadêmico. As partes de uma monografia (introdução, metodologia,...) são usadas como capítulos do drama de Dainho (Kleyton Canuto), o estudante universitário que protagoniza a fita.

O filme se vale de movimentos documentais falsos, principalmente quando a mãe de Dainho (Cássia Lobão) fala sobre o passado da família. O que poderia ser uma digressão distanciadora, apenas confere mais efeito cômico ao curta.

Direção: Sandro Mangueira
Roteiro: Cássia Lobão
Elenco: Kleyton Canuto, Flávio Guilherme, Cássia Lobão, Natasha Dantas, Ivson Rainero, Beti Rodrigues, Wênia Medeiros
Duração: 13 minutos
País: Brasil

Nota: 7

* Só foram encontradas fotos de bastidores do curta.


Platô

Praticamente toda pessoa que resolve trabalhar em um set de filmagem começa pelas funções mais pesadas, como a de platô. Esse profissional é o faz-tudo da produção. O curta conta os apuros que vêm com essa profissão muitas vezes ingrata.

Há situações ficcionais, mas também existem depoimentos verdadeiros de profissionais do cinema. Com a quebra da barreira entre documentário e ficção, o curta ganha em contemporaneidade. No entanto, isso de nada valeria se não houvesse uma marcante faceta cômico-narrativa.

Roteiro e Direção: Kleyton Canuto
Elenco: Pablo di Giorgio, Alan Fernando, Raphael Rio, Altiéres Estevan
Duração: 18 minutos
País: Brasil

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário