quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

As Viagens de Gulliver



Sinopse: Gulliver entrega correspondência no prédio de um grande jornal de Nova York. Ele não tem ambições profissionais, mas sonha em namorar a editora de viagens e turismo. Ele tenta impressionar a amada com textos copiados e ela decide manda-lo a uma viagem ao Triângulo das Bermudas. Gulliver acaba náufrago em Lilliput, terra de um povo minúsculo.


Ficha Técnica
As Viagens de Gulliver (Gulliver's Travels)
Direção: Rob Letterman
Roteiro: Joe Stillman, Nicholas Stoller
Elenco: Jack Black, Jason Segel, Emily Blunt, Amanda Peet, Billy Connolly, Chris O'Dowd
Duração: 85 minutos
País: EUA


Jack Black extra-grande
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

A primeira coisa que chama a atenção em As Viagens de Gulliver (Gulliver's Travels) é a total ausência do nome de Jonathan Swift nos créditos iniciais. Ele é o autor do clássico livro que inspirou o roteiro e, mesmo com a história original bem diferente do que foi para as telas, é necessário dar crédito a ele. Quando Jackie Chan estrelou uma versão de A Volta ao Mundo em 80 Dias, o nome de Julio Verne era bem visível no começo da projeção.

A diferença principal entre a literatura e a adaptação cinematográfica de As Viagens de Gulliver está na atualização do enredo. Gulliver não é mais um viajante qualquer, mas um sujeito que não leva jeito para navegação em busca de uma matéria jornalística para impressionar sua editora, por quem tem uma queda.

Ao trazer a trama para os dias de hoje, o roteiro pode usar e abusar de referências à cultura pop, especialmente a filmes e seriados distribuídos pela Fox, que também apadrinha a produção. As alusões são, com certeza, a grande graça da fita, já que as histórias de amor não chegam a tirar suspiros do público.

O protagonista é Jack Black e isso já prenuncia como será a tônica dessa comédia infantil. Quem não aguenta mais o gorducho fazendo o mesmo papel de sempre não terá salvação. Quem é fã do ator terá a diversão garantida.


Um comentário:

  1. Esse filme é uma porcaria!!Me senti assistindo as videocassetadas, um conjunto de cenas sem nexo, com algumas delas provocando risos...

    ResponderExcluir