quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma Vida sem Regras







Sinopse: Art está em uma crise existencial depois do fim de seu namoro. Ele decide convocar um escritor de autoajuda canadense a viajar para a Inglaterra e ajudá-lo.


Ficha Técnica
Uma Vida sem Regras (How to Be)
Roteiro e Direção: Oliver Irving
Elenco: Robert Pattinson, Powell Jones, Mike Pearce, Johnny White, Alisa Arnah
Duração: 85 minutos


“Não dá pra ser legal, só pode ficar mal!”*
 por Edu Fernandes
 
(Spoilerômetro: )
 
Atualmente Robert Pattinson é um grande astro e apenas seu nome no elenco já é suficiente para atrair público para um filme. No entanto, antes do lançamento de Crepúsculo, o rapaz que só era conhecido como o Cedrico de Harry Potter 4 filmou Uma Vida sem Regras (How to Be), uma produção inglesa de pequeno porte.

O tamanho colossal que o nome do jovem ator atingiu é a única razão plausível para a estreia desse filme nas salas de cinema. Se fosse considerada apenas a qualidade da fita, provavelmente a chance de lançamento no mercado desse título seria diretamente em DVD.

O protagonista é um jovem em crise por ter sido abandonado pela namorada. Ele então se junta a dois amigos tão inúteis quanto ele e monta uma banda. O tema do roteiro são os conflitos psicológicos desses personagens nada carismáticos.

Ronny mora sozinho em um apartamento porque a vida em família tornou-se impraticável depois que seu pai construiu uma nova família. Ele morre de medo de deixar sua fortaleza da solidão. Já o problema de Nikki é a autoafirmação. Traumatizado por uma adolescência difícil, ele escapa tentando conquistar todas as garotas ao seu alcance.

O problema do filme está na falta de diálogo com o público brasileiro. Vendo as mazelas desse trio e comparando com as dificuldades corriqueiras de um brasileiro típico, parece que os personagens estão reclamando de barriga cheia. Eles não precisam se preocupar com assalto, desemprego, ônibus lotado, enchente... Se há uma razão para indicar Uma Vida sem Regras para alguém, esse motivo pode ser a curiosidade de ver Robert Pattinson em um papel totalmente diferente de Cedrico ou Edward.

* Verso da canção “Rebelde sem Causa”, do Ultaje a Rigor. Uma saída para não intitular o texto como “Vá lavar uma louça!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário