quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Lula – O Filho do Brasil



Sinopse: A vida de Lula, desde sua infância no sertão até sua consagração como líder sindical.


Ficha Técnica
Lula – O Filho do Brasil
Direção: Fábio Barreto
Roteiro: Fernando Bonassi
Elenco: Rui Ricardo Dias, Glória Pires, Juliana Baroni, Cléo Pires, Milhem Cortaz
Duração: 128 minutos


Marca dispensável
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Política não é o foco por aqui, por isso nos damos o direito de não discutir o quanto o lançamento de Lula – O Filho do Brasil pode influenciar o resultado das urnas. Neste texto iremos apenas discutir as qualidades cinematográficas do filme.

O livro no qual o roteiro foi baseado dá muito enfoque para Dona Lindu, mãe de Lula. Na fita percebe-se que ela é um personagem forte e muitas vezes até mais interessante do que seu filho. A competente interpretação de Glória Pires (É Proibido Fumar) colabora para que prestemos mais atenção para seu papel.

O roteiro não consegue escapar de um frequente obstáculo de cinebiografia, a falta de unidade narrativa. A impressão que se dá é que havia um checklist dos eventos importantes da vida de Lula que precisavam estar na tela e não houve preocupação de construir uma melhor amarração entre tais acontecimentos.

Em muitos detalhes, Lula – O Filho do Brasil se preocupa em ser fiel à realidade. Por isso, muitas imagens de arquivo são inseridas em meio à ação encenada. Pode-se ver reportagens televisivas e imagens de documentários, como Linha de Montagem, mostrando como a transposição por vezes é muito fiel.

O ponto alto do filme é a trilha musical composta por Antonio Pinto (À Deriva) que toca os corações dos espectadores. Por outro lado, a direção de Fábio Barreto (A Paixão de Jacobina) compromete todos os momentos-chave da trajetória de Lula. Pode-se contar que sempre que um evento de suma importância é apresentado, Fábio colocará a câmera em uma posição estranha que atrapalha o envolvimento emocional com a cena.

Pela temática bem brasileira, a identificação com os desafios do protagonista acontecerá com muitos dos que assistirem ao longa. Esse será o elemento principal para garantir o sucesso da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário