quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Poder do Soul






Sinopse: Documentário sobre um grandioso festival de música que aconteceu no Zaire em 1974.



Ficha Técnica
O Poder do Soul (Soul Power)
Direção: Jeffrey Levy-Hinte
Roteiro: -documentário-
Elenco: Muhammad Ali, James Brown, B.B. King, Don King
Duração: 93 minutos


Além da música
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Quando se trata de um documentário musical, o gosto do espectador para as canções apresentadas é um fator importante para que a aceitação do filme seja positiva. Em O Poder do Soul (Soul Power) essa situação é imperativa, ou as apresentações musicais que permeiam o filme serão um grande fardo. Para os amantes de funk (da época em que não se falava em batidão e tchutchuca), a experiência musical será muito satisfatória.

Além da música, o documentário mostra os bastidores por vezes caótico da organização do evento. Tem-se uma clara impressão da complexidade que é realizar um festival tão grande, com estrelas do calibre de B.B. King e James Brown entre os convidados.

A ideia original desse evento era realizar uma luta de boxe entre Muhammad Ali e George Foreman valendo cinturão, além dos show. Por problemas médicos, Foreman não pôde ir para a África e a parte esportiva do evento ficou comprometida. Mesmo assim Ali estava por lá e dá alguns depoimentos, sobre os mais variados temas.

O objetivo do festival era homenagear o Continente Negro, com expressões artísticas e esportivas de seus descendentes estadunidenses lado a lado com apresentações de artistas locais. Por essa razão, O Poder do Soul inclui passagens em que se vê a dureza da vida naquela terra castigada e também a alegria e expressividade de seu povo, sabendo equilibrar realidade dura com beleza artística.

Com todos os elementos somados, o documentário fará os fãs do gênero musical curtir boas apresentações que nos intervalos serão convidados para reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário